DEZ RESTAURANTES NO RIO DE JANEIRO COM VISTAS DE CARTÃO-POSTAL

Veja também a seguinte postagem:

- Restaurantes no Rio de Janeiro com lindas vistas - Parte 2


Juntar o prazer de comer, de estar com os amigos ou familiares e de admirar lindas paisagens, tudo ao mesmo tempo, formam uma química perfeita. Para sorte dos cariocas, a Cidade Maravilhosa faz essa química funcionar muito bem e em diferentes lugares. Por isso, resolvi fazer uma lista com exemplos de restaurantes no Rio de Janeiro que podem propiciar esse deleite. São lugares que eu visitei pessoalmente e que se encaixam nesse perfil de restaurantes que nos fazem degustar a comida e a paisagem ao mesmo tempo. Estarei sempre dividindo essas experiências com vocês, lembrando que cafés e bares também podem ser incluídos. Aliás, este tema já gerou uma segunda postagem, que pode ser acessada AQUI

Sem dúvida, as coberturas dos hotéis oferecem vistas magníficas de praias e montanhas, mas eu quis sair um pouco do óbvio até porque muitos hotéis só abrem seus restaurantes a hóspedes, e aqueles que abrem ao público em geral cobram caro por estarem localizados em áreas super valorizadas. Então, vale dizer que minhas experiências podem ser não somente com um almoço ou um jantar, mas também com petiscos, um lanche, um café da manhã, um chá da tarde ou até uma água de coco. Tudo dependerá do lugar e do momento, o que acho mais interessante, pois as sugestões se estendem a diferentes horas do dia e alcançam diferentes bolsos.

Fiquei empolgada para fazer este tipo de postagem porque, além de ser apaixonada pelas belezas naturais do Rio de Janeiro, é sempre bom descobrir lugares especiais para viver momentos especiais, como um jantar romântico, um aniversário, um pedido de namoro (isso ainda existe? rsrsrs), ou para levar um amigo ou parente de outra cidade ou país que nos venha visitar. Esta postagem pode ser muito útil também para o turista à procura de restaurantes com vistas privilegiadas do Rio de Janeiro.        

Então, vamos logo às fotos porque, como o ditado diz, a gente começa a comer com os olhos!  

OBS: Esta postagem é de 2014, portanto mudanças nos restaurantes podem ter ocorrido (preços, com certeza). Antes de sua visita, entre em contato com o estabelecimento para informações atualizadas de horários e cardápio, por exemplo.


1) RESTAURANTE TERRA BRASILIS


O Restaurante Terra Brasilis fica na Praia Vermelha, na Urca, pertinho da estação do bondinho do Pão de Açúcar. Está cercado de atrativos, pois além da praia, do bondinho e do Morro do Pão de Açúcar, tem a Pista Claudio Coutinho (que mostrei nesta postagem) a alguns passos de distância. É um dos meus "restaurantes com vista" favoritos e há algum tempo atrás ele era o favorito, mas hoje em dia ele empata com alguns outros. Eu frequento esse lugar há muitos anos mesmo, acho que há mais de vinte. Só que ele já passou por algumas reformas, já mudou de nome e possivelmente de dono também. Mas, apesar de não ser o mesmo restaurante de anos atrás, a vista é a mesma, ou seja, sempre foi muito especial para mim entrar ali. Já fui como convidada de festa, já fui para namorar, para comemorar, para apresentar a um amigo dos Estados Unidos e até para um blind date o restaurante já me serviu de cenário rsrsrs Geralmente eu ia à noite e gostava muito quando tinha música ao vivo. Mas depois eu fiquei um bom tempo sem ir, até que resolvi voltar. Então, no Terra Brasilis, com esse novo nome, esta foi a minha primeira vez.

Não vou precisar entrar em detalhes sobre o cardápio do Terra Brasilis porque você encontra a descrição de todos os pratos no seu site, inclusive os preços. Uma de suas especialidades é a moqueca de bacalhau e a pizza a lenha, servida em mais de 20 sabores. No restaurante, há buffet por quilo no primeiro salão (para apreciar a vista, sente-se nos salões de trás) com um tema de culinária específico para cada dia da semana. A sexta-feira, por exemplo, é dia de feijoada. Mas o buffet somente é servido no horário de almoço assim como os pratos executivos, ou seja, somente até as 15 horas. Já os pratos a la carte são servidos o dia todo. O Terra Brasilis também oferece música ao vivo em horários específicos (confira no site), mas cobra um pequeno couvert artístico. 



Escolhi o Restaurante Terra Brasilis para almoçar no meu aniversário e ficamos muito satisfeitos. O restaurante tem três ambientes e nós ficamos no do meio. Observe a vista para a Praia Vermelha.



Vista que se tem a partir do Restaurante Terra Brasilis. Olhando para o lado direito, temos o final da praia.


Olhando para o lado esquerdo, temos os bondinhos e o Morro do Pão de Açúcar. A Pista Cláudio Coutinho fica aí em frente também. Vista fotografada a partir do salão do Restaurante Terra Brasilis.


Este é o segundo salão (salão do meio) do Restaurante Terra Brasilis, que é coberto. Atrás, fica o terceiro salão, que é ao ar livre. O restaurante está quase vazio porque chegamos após as 15 horas e num dia útil (era uma terça-feira). Mas é preciso ter paciência para estacionar aqui perto, mesmo num dia de semana, pois as áreas permitidas vivem lotadas, já que também atendem aos visitantes do bondinho do Pão de Açúcar. 



O segundo salão do Restaurante Terra Brasilis e a linda vista da praia. Ao fundo, vemos o primeiro salão do restaurante, que é coberto e é onde servem o buffet por quilo, mas somente durante o horário de almoço.



O Restaurante Terra Brasilis fica mesmo em frente à Praia Vermelha. Você olha para fora e vê a areia e o mar aos seus pés. À frente, o Morro do Pão de Açúcar. 



Os únicos pratos a la carte do Terra Brasilis (pelo menos, até o momento) que dão para duas pessoas são a picanha de 500 g (são dois bifões), com direito a dois acompanhamentos (e molho à escolha), e o galeto (500 g), também com dois acompanhamentos. As porções não são fartas, então, só dão mesmo para duas pessoas. 



Nosso pedido foi a picanha e o frango, acompanhados de arroz, feijão, batatas fritas e molho à campanha. Estava tudo muito gostoso.



E este é o terceiro salão (ou ambiente) no Restaurante Terra Brasilis, que é a céu aberto e é o que eu mais gosto. Porém, antigamente não havia essas janelas, então eu achava a vista ainda mais bonita. Para tirar fotos da paisagem era bem melhor.



Como já falei, são três salões no Restaurante Terra Brasilis, mas, na verdade, ainda há outros (como este que aparece ao fundo, no topo da escadaria) que podem ser alugados para eventos especiais, como aniversários, casamentos etc. O espaço aqui, como um todo, é bem grande.

Veja que do outro lado, há outro espaço (salão redondo ao fundo, sobre a escadaria) que pode ser alugado para festas.


Indo até o final do salão a céu aberto do Terra Brasilis, temos este ângulo da paisagem, de frente para o Morro do Pão de Açúcar.


E uma visão plena da pequena Praia Vermelha.



Na varanda da entrada do Restaurante Terra Brasilis, com a vista da Praia Vermelha. No topo da montanha, vemos a estação do bondinho do Pão de Açúcar.



Entrada do Restaurante Terra Brasilis, na Praia Vermelha.


Ao fundo, a fachada do Restaurante Terra Brasilis. Assim dá para vermos melhor como eles conseguem ter uma vista privilegiada desta paisagem do lindo bairro da Urca.   



O Restaurante Terra Brasilis fica num lugar super seguro do Rio de Janeiro por estar situado dentro do Círculo Militar da Praia Vermelha (CMPV). Segurança, conforto, boa comida e linda paisagem, tudo junto aqui!

************************


2) PIZZARIA TIRAMISÚ- BOTAFOGO PRAIA SHOPPING

O Botafogo Praia Shopping, apesar de eu gostar muito dele, não é meu favorito, mas ele tem uma coisa que nenhum outro tem, que é uma vista de fazer cair o queixo porque fica de frente para um verdadeiro cartão-postal do Rio de Janeiro. A paisagem da Enseada de Botafogo vista da varanda do Botafogo Praia Shopping é, para mim, uma das mais lindas do Rio e as fotos tiradas ali ficam incríveis (como já mostrei aqui e aqui). Todo turista no Rio deve ir a esse shopping nem que seja "só" pelas fotos, pois, com certeza, estará levando uma linda recordação e um lindo recorte da Cidade Maravilhosa.     

Para o maior prazer dos visitantes do Botafogo Praia Shopping, ele abriga restaurantes com a mesma vista magnífica que se tem da sua varanda. A Pizzaria Tiramisú é um deles. Não é de lá que se tem a melhor visão, mas, quem quer saborear uma boa pizza enquanto contempla o Morro do Pão de Açúcar, essa pizzaria, que também serve diferentes tipos de massa, é uma boa escolha.


Enseada de Botafogo fotografada a partir da Pizzaria Tiramisú, no Botafogo Praia Shopping.


A Pizzaria Tiramisú, no Botafogo Praia Shopping, serve tanto na Praça de Alimentação  (foto superior, à direita) quanto na sua própria varanda, que é protegida por janelões. O espaço dessa varanda é pequeno e estreito, então pode ser que você o encontre lotado dependendo do dia e do horário de sua visita. A pizza média da Tiramisú dá para duas pessoas, dependendo do tamanho da fome, porque ela só rende quatro fatias.



A varanda da Pizzaria Tiramisú tem vista para a Enseada de Botafogo.

************************


3) RESTAURANTE EMPORIUM PAX

O Emporium Pax, sim, é o melhor restaurante do Botafogo Praia Shopping para se ter a melhor vista panorâmica da Enseada de Botafogo. Como o restaurante possui um extenso salão, a vista que se tem de lá, do sétimo piso do shopping, é bem ampla. Para tornar sua refeição mais especial, procure sentar junto aos janelões, que é para apreciar melhor a paisagem. Entre os restaurantes com vista panorâmica do Rio, o Emporium Pax é um dos meus favoritos! É um daqueles lugares em que eu não pensaria duas vezes na hora de levar um convidado estrangeiro. É um pouco caro, mas seu cardápio é bem variado, então, dá para fazer uma refeição sem gastar muito. Eles têm cardápio infantil e servem em esquema de buffet (com preço fixo por pessoa) e a la carte. A partir das 16 horas servem sanduíches e a partir das 17 horas servem pizza e waffles. Você pode consultar seu cardápio e preços no seu site.   

OBS: Para quem gosta de culinária japonesa, bem ao lado do Emporium Pax há o restaurante Kotobuki, de onde se tem também uma vista incrível!


A vista do restaurante Emporium Pax, do sétimo andar do Botafogo Praia Shopping, é sensacional!


O restaurante Emporium Pax, do Botafogo Praia Shopping, é um dos restaurantes que oferecem as mais belas vistas do Rio de Janeiro. 



Quem vai de buffet tem uma variedade de comidas para encher o prato (na foto, ao fundo).


As sobremesas do restaurante Emporium Pax também não são de se dispensar. Eu pedi uma torta de maçã (servida quente) com sorvete. Mas vou ser sincera. Para meu gosto, estava muito doce.


Já o waffle da minha mãe, eu achei muito bom. Quem gosta de waffle pode ir ao Emporium Pax que não vai se arrepender. Pedimos com sorvete de creme e cobertura de amora. A cobertura você pode pedir para já trazerem por cima do sorvete ou para colocarem numa jarrinha à parte, o que eu acho melhor, pois você vai dosando de acordo com seu gosto.  


Interior do restaurante Emporium Pax do sétimo andar do Botafogo Praia Shopping.


Parte da vista da varanda do Emporium Pax.


************************


4) BAR E RESTAURANTE URCA


O motivo maior de eu gostar do Bar e Restaurante Urca é a paisagem do seu bairro. A Urca sempre foi meu sonho de moradia, especialmente toda aquela avenida da orla, que já mostrei no blog (aqui). A tranquilidade do bairro, a segurança e a paisagem natural sempre me atraíram e não foi à toa que escolhi casar (meu primeiro casamento) na Igreja de Nossa Senhora do Brasil, que fica na Avenida Portugal (na orla). O bairro também encantou Roberto Carlos, que escolheu a região para morar. O cantor era frequentador da Igreja de Nossa Senhora do Brasil (ainda deve ser), então não foi surpresa para mim ele ter sido visto na igreja momentos antes da minha cerimônia.

Então, a orla da Urca é um dos primeiros lugares que eu lembro quando quero apesentar o Rio a alguém. Mas ela não é só destino de turista não. Cada vez mais tem sido comum ver cariocas ali, sentados na mureta ou nas cadeiras de praia que trazem de casa, tirando uma latinha de cerveja atrás da outra de sua caixa térmica/de isopor e até preparando sua carne em sua própria churrasqueira portátil, principalmente nos fins de semana. A churrasqueira ao mesmo tempo que é interessante, imagino que possa ser um problema se todos tiverem a mesma ideia. Mas o que tem mesmo agradado a muitos cariocas é se reunir com amigos em frente ao Bar e Restaurante Urca, de onde pegam petiscos (principalmente as famosas empadas do bar) e bebidas para irem comer e beber sentados na mureta, às margens da Baía de Guanabara, com aquele visual lindo e relaxante. Nos finais de semana, aquele pedaço em frente ao Bar e Restaurante Urca fica bem animado e cheio de gente, como já mostrei nesta postagem aqui. Conseguir uma vaga para estacionar por perto é quase uma missão impossível nos finais de semana. 

Mas o Bar e Restaurante Urca não é procurado somente por aqueles que preferem só pegar os petiscos no balcão para comerem na mureta da calçada, mas também por muitos que desejam sentar no seu salão, no segundo andar. E lá dentro você também é contemplado com a linda vista da Baía de Guanabara e tem todo o conforto de sentar a uma mesa. O único problema é que o salão deles é bem pequeno, mas quem disse que alguém se importa? Esse salão vive lotado até nos dias úteis. Finais de semana é praticamente impossível conseguir uma mesa sem fazer reserva. O dia que tirei estas fotos era uma terça-feira e já havia um casal de estrangeiros esperando na fila. Conseguir mesa do lado das janelas é mais difícil ainda, pois é o que todos pedem. Porém, percebi que depois das 15 horas, começa a ficar mais fácil encontrar mesa no salão, talvez porque os pratos executivos sejam servidos somente até esse horário, mas somente nos dias úteis.

O Restaurante Urca não é barato, mas o cardápio dá opções de você comer desde petiscos a refeições completas. No site da casa, você tem acesso ao cardápio e aos preços. O camarão na moranga deles faz muito sucesso; foi vencedor de um concurso de receitas promovido pelo próprio bar. Esse prato, assim como outros, dá para duas pessoas. Mas há muitos outros que são individuais. O Restaurante Urca vende frutos do mar, peixes e até pratos vegetarianos. E a lista de petiscos deles é bem interessante: bolinhos de bacalhau, aipim frito, camarão à milanesa, empadas, pastéis, casquinha de siri etc. Há também uma boa seleção de vinhos.  

A localização e a fama enchem o Bar e Restaurante Urca todos os dias. A casa já venceu seis edições do prêmio Veja Rio Comer & Beber e desde 2012 vem colecionando Certificados de Excelência pelo Tripadvisor. E como fama chama famosos, vários artistas passam por lá. É só conferir na página de "personalidades e amigos" do site. Mas, apesar de todo o mérito do restaurante, ele não é meu "restaurante com vista" favorito simplesmente por ser muito pequeno e muito fechado. O bar deles também é pequeno, por isso o ideal mesmo é levar os petiscos para a mureta da calçada e curtir aquele visual ao ar livre. Isso sim é, para mim, um programa bem legal.   

E mais uma observação sobre o Bar e Restaurante Urca é que ele fica praticamente ao lado do Forte de São João, que é um lugar de visitação que muitos cariocas desconhecem e que eu já mostrei aqui no blog. Mas é preciso agendar a visita. Então, minha dica para quem não conhece o forte é visitá-lo antes de se descontrair em boa companhia e com uns comes-e-bebes na mureta da orla em frente ao Bar e Restaurante Urca.



Dentro do Restaurante Urca, que fica num andar acima do Bar Urca.


Veja que o salão do Restaurante Urca é pequeno, o que faz com que as mesas fiquem muito próximas umas das outras.


O Restaurante Urca tem vista de frente para a Baía de Guanabara, mas é difícil conseguir mesa ao lado das janelas. Para não termos que esperar mais tempo na fila, resolvemos ficar no meio do salão, mas de frente para as janelas.



E ficamos só nos petiscos, já que havia tudo que gostávamos: empadas...



...Pastéis de camarão e bolinhos de bacalhau. Estava tudo gostoso. Só não gostei da banana frita com canela que pedi. Estava tão feiosinha que nem tirei foto. E muito sem graça.  



Depois que o grupo que estava sentado ao lado dessa janela foi embora, aí sim foi que deu para ver a paisagem lá fora. Parecia que tínhamos um quadro à nossa frente.



A linda vista que se tem a partir do Restaurante Urca.



Numa das paredes do salão, o Bar e Restaurante Urca exibe nos quadros os vários prêmios conquistados pela Veja Rio Comer & Beber. Ano passado, por exemplo, foi eleito o melhor na categoria "Visual do Rio".



Fachada do Bar e Restaurante Urca, que fica na Rua Cândido Gaffrée, esquina com a Av. João Luís Alves.


As pessoas podem pegar seus petiscos no Bar Urca e irem comer nesta mureta da orla. Uma opção mais barata e mais divertida. Nos finais de semana, este trecho fica lotado, como mostrei nesta postagem aqui.


Vista da Baía de Guanabara, em frente ao Bar e Restaurante Urca.


Vista da Baía de Guanabara, em frente ao Bar e Restaurante Urca.


As empadas do Bar Urca

************************


5) RESTAURANTE GAROTA DA URCA



Os restaurantes da rede "Garota" são famosos no Rio de Janeiro. O primeiro a existir na cidade foi a Garota de Ipanema, onde Vinícius de Moraes viu Helô Pinheiro, a moça do corpo dourado que lhe inspirou a sua famosa música, "Garota de Ipanema". O segundo restaurante foi a Garota da Urca, o meu favorito devido à sua localização. Sempre frequentei a rede e sempre gostei da comida deles, especialmente a picanha na chapa, que é sempre bem servida. Ainda gosto mais da Garota da Urca do que do Bar e Restaurante Urca porque o primeiro é mais arejado e não fica tão cheio como o segundo. Mas nos finais de semana de sol, prepare-se para fila de espera para a Garota da Urca, pois a comida deles é gostosa, o preço é bom e a vista é muito bonita: de frente para a Praia da Urca. Para curtir melhor essa vista, é essencial sentar na varanda. Ali, com alguns petiscos na mesa, um chope bem gelado e uma boa companhia, as horas passam sem nos darmos conta.    



Fachada do Restaurante Garota da Urca, de frente para a Praia da Urca e a antiga TV Tupi. 


Vista que se tem de dentro do Restaurante Garota da Urca, para quem senta na varanda.



Varanda da Garota da Urca. Nos finais de semana, é difícil encontrar de cara mesa vaga na varanda.



Interior da varanda da Garota da Urca.



Praia da Urca vista a partir da varanda do Restaurante Garota da Urca.



Picanha na chapa da Garota da Urca. O próprio cliente vai virando a carne na chapa e colocando no ponto de sua preferência. Muitos restaurantes servem nesse esquema e eu gosto muito. O único problema é a fumaça que faz perto de você.



A picanha na chapa da Garota da Urca serve até três pessoas. Vem acompanhada de arroz, batatas fritas, farofa e banana frita.


Interior da Garota da Urca, o delicioso Pastel de Belém, que faz parte do cardápio de sobremesas, e a orla da Avenida João Luís Alves, onde está situado o restaurante.

************************


6) RESTAURANTE TURINO



O Turino do shopping Barra Point já vale a visita pela localização: à beira da Lagoa de Marapendi Lagoa da Barra da Tijuca num ambiente discreto, sossegado e romântico. Tão discreto que muitos nem sabem de sua existência no shopping, pois o acesso a ele fica meio escondido mesmo, nos fundos do shopping. Há um outro restaurante ao lado do Turino, o  Los Frick, especializado em comida mexicana, portanto, também oferece a mesma vista. Porém, escolhi comer no Turino neste dia porque gosto de massas e a casa é especializada em comida italiana, então serve vários tipos de massas e pizzas. Mas, além das massas, há também carnes, peixes e crustáceos. O Turino tem almoço executivo de segunda a sexta, o que é bom para garfar os pratos mais em conta. No site deles, você tem acesso ao cardápio e seus preços (adoro isso!). Outro restaurante nesse shopping que tem uma vista muito bonita para a Lagoa da Barra  (mas para o outro lado da Lagoa) é o Wasabi, porém a vista é "separada" de você pelas janelas do salão - o que não quer dizer que seja menos interessante - e ele não fica no deck do shopping. Enfim, você tem no shopping três escolhas de restaurantes com vista, porém vou falar hoje do Turino.

(Nota de atualização - outubro de 2015: o Turino continua nesta varanda do Barra Point, porém está ocupando agora uma casa menor do lado direito, também de frente para a lagoa, mas com uma vista menor. Portanto, as fotos do Turino abaixo são da ex-casa. E, antes de ir, ligue para o restaurante para saber se haverá serviço no dia, pois eles me informaram que a casa fecha quando há eventos.)


O caminho para o restaurante Turino já é atraente, no deck do shopping Barra Point. A placa indica o restaurante Turino e o Spazio Allegro, que é um espaço que o Turino aluga para eventos e festas. 



Veja que as mesas da varanda do Turino ficam mesmo à beira da Lagoa da Tijuca.



Ao fundo, vemos o restaurante Los Frick. E se você gosta de cruzar com artistas famosos, vou lhe dizer que aqui não é difícil isso acontecer, talvez pelo espaço ser mais reservado.



Acho o Turino um restaurante perfeito para um jantar romântico. Aliás, foi aqui onde eu e meu marido passamos o nosso primeiro Dia dos Namorados. 



Como podemos ver nesta foto, o Turino possui dois ambientes: a varanda e o salão coberto (à esquerda). O restaurante estava vazio para um sábado, mas, segundo o garçom, foi devido ao feriadão em que estávamos. Mas acrescentou que para a noite todas as mesas já estavam reservadas.  



Do restaurante Turino, vemos barcos e jet skis passarem.



Em frente ao restaurante Turino.



A bonita decoração do deck do Barra Point. Ao fundo, o restaurante Turino.




Jet ski passando na Lagoa da Barra, ao lado do Turino.



E como gostamos de tudo alla Bolognese, todas as massas que pedimos foram com esse molho. Aqui a Lasagne alla Bolognese do Turino.


Eu fui de Gnocchi. Ah, quem gosta de gnocchi pode aproveitar a promoção da casa com o "Gnocchi della Fortuna" (todo dia 29 de cada mês). Acesse o site e saiba mais.



O Spaguetti alla Bolognese do Turino. Repare que os pratos aqui são individuais. Só falta dizer o que achamos da comida: muito boa. Aprovada!


************************


7) RESTAURANTE PALAPHITA KITCH (LAGOA)


Palaphita Kitch, localizado na Lagoa, no Parque Cantagalo, tem sido um dos restaurantes da moda, um daqueles lugares que quem ainda não foi está doido para ir conhecer. E, como a sua localização é uma das mais bonitas do Rio, praticamente às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, eu não podia deixar de conferir, ainda mais em boa companhia. A Lagoa é um lugar que turista nenhum pode deixar de conhecer em visita à cidade. O turista que não tiver tempo de caminhar ao redor da Lagoa Rodrigo de Freitas deve, ao menos, pedir para o taxista dar uma volta completa nela para não deixar de pôr os olhos nesse verdadeiro cartão-postal do Rio. E quando chega o fim do ano, a Lagoa recebe uma linda Árvore de Natal, presente da Bradesco Seguros. Trata-se da  maior Árvore de Natal flutuante do mundo!

Mas, enfim, estou aqui para falar do Palaphita, que, segundo o texto em seu site, tem como proposta "ser um lugar simples e primitivo onde urbanos se sintam sofisticadamente em paz." E é isso mesmo. Um lugar relativamente simples e que reproduz um "ambiente amazônico" com suas mesas e cadeiras de madeira e um cardápio inspirador. Mas a simplicidade não faz com que seja barato, muito pelo contrário. Mas lembre-se de que você também está pagando pela vista, que, aliás, independe de você estar ou não no restaurante para admirá-la. Mas que é bem gostoso você ficar ali sentado, comendo e bebendo algumas coisinhas, conversando e contemplando a paisagem ao mesmo tempo, ah, isso é. Mas, apesar de caro, achei que o serviço foi muito demorado. Tudo bem que era um sábado de dezembro e que, portanto, o restaurante estava cheio, mas mesmo dando todos os descontos, repito que o serviço deles foi demorado. Talvez precisem de mais garçons. Quando chegamos, ninguém nos conduziu a nenhum dos pouquíssimos lugares ainda vagos, então arriscamos sentar num banco mesmo sem termos a certeza se estava reservado ou não. Depois levou uns 20 minutos para o garçom chegar à nossa mesa, mesmo assim porque ficamos chamando. Fizemos o pedido e as bebidas vieram rápido, mas o açúcar da minha caipirinha demorou bem. Pedimos um queijo coalho e um sanduíche junto com as bebidas. O queijo demorou mais de vinte minutos para chegar e o sanduíche não veio junto. Esse demorou mais uns 30 minutos. Só a conta é que veio rapidinho. O que eu quero dizer é que é preciso ter paciência com a demora lá (de repente, é só nos finais de semana...), mas, ao mesmo tempo, acho que ninguém senta num lugar daqueles só para comer e sair fora. Então, o atraso para a gente não foi de fato um problema porque a conversa rendia. E a comida que pedimos estava muito boa. Abaixo conto mais detalhes.

Para saber sobre o cardápio do Palaphita Kitch, acesse seu site. Eles funcionam diariamente a partir das 18:00 e também têm uma filial na Gávea. 



O restaurante Palaphita Kitch fica bem de frente para a Lagoa Rodrigo de Freitas.


Visitei o Palaphita Kitch em dezembro, quando a Lagoa Rodrigo de Freitas recebe uma multidão para ver a Árvore de Natal flutuante. Então, nossa vista a partir do restaurante ficou um pouco prejudicada com tanta gente na frente. Chegou até a rolar festinha de aniversário nesse gramado aí da frente, com bolo e tudo.



Os bancos de madeira do Palaphita Kitch em cima da areia e a vista da Lagoa a partir do restaurante. Quando você vir essas luzes verdes debaixo das árvores, é lá que fica o Palaphita



As mesas e bancos do Palaphita Kitch ocupam uma área em frente à ciclovia da Lagoa. Então, além da paisagem, você vê também as pessoas passando com seus cachorros, pedalando, correndo, comendo pipoca, ou seja, o cenário autêntico do lugar.



 Os bancos de madeira, de diferentes tipos, ficam espalhados numa área ao ar livre em frente à Lagoa.


Do Palaphita Kitch, você consegue ver perfeitamente a Árvore de Natal, apesar de ficar distante.


O ambiente amazônico do Palaphita Kitch, na Lagoa. Repare no fundo, à esquerda, que há um banco diferente lá. Ele é mais alto do que os outros, possibilitando uma melhor vista da Lagoa.



A boa caipirinha de cachaça do Palaphita Kitch. Custou R$19,00. Há aquelas com vodka, que custam mais caro.



Este aperitivo lá é chamado de Pai d'Égua: queijo do norte com folhas de manjericão flambado na cachaça. É preparado na mesa do cliente pelo garçom. Custou R$25,80.


O queijo estava muito bom.



O sanduíche de peito de peru, feito num pão australiano muito macio, também estava saboroso. Leva lâminas de maçã, queijo brie, folhas orgânicas e manteiga de alho. Custou R$ 36,50.



Palaphita Kitch, num sábado de verão.


O ambiente amazônico do Palaphita Kitch, na Lagoa. Eles também têm cabanas para receber os clientes (foto inferior, à esquerda). Veja o banco alto na foto superior à direita.



A simplicidade do Palaphita Kitch quer dizer também que você pode ficar bem à vontade, até esticar suas pernas sobre as mesas...



E uma observação: é muito difícil conseguir vaga para estacionar perto da Lagoa Rodrigo de Freitas nos finais de semana. Quando a Árvore de Natal está lá, então é praticamente impossível. A única solução que encontramos naquele sábado foi deixar o carro no estacionamento do Lagoon (foto), que também estava cheio, mas ainda conseguimos encontrar uma vaga. De lá pegamos um táxi para o Palaphita. E de lá pegamos outro táxi até o Lagoon. Mas foi a maior dificuldade conseguir táxi disponível na saída do Palaphita.  Sabe como é: como a Árvore de Natal vira uma das principais atrações do Rio, a região recebe muuuiiiiitos visitantes. Mas, apesar de tudo, valeu muito a pena!



************************


8) BAR LOUNGE SAN REMO


O Bar Lounge San Remo, no Lagoon, é o lugar do complexo gastronômico que oferece a melhor vista da Lagoa Rodrigo de Freitas por possuir uma varanda bem de frente para o cartão-postal do Rio e por estar no andar superior. No Lagoon, você encontra ótimos restaurantes, e o interessante é que você pode sentar na varanda do Bar San Remo e escolher no cardápio a comida do restaurante que você quiser que eles levam para você. O forte do San Remo, apesar de também oferecer petiscos, são suas boas opções de drinks. Quem não faz questão de sua disputada varanda pode ficar no balcão de seu simpático bar coberto. Quem faz questão pode esperar lá com seu pager (a recepcionista lhe entrega um se a varanda estiver lotada), já consumindo o que quiser, até a hora de chegar a sua vez de desfrutar o visual da varanda. Depois das 19 horas, mesmo num dia útil, já começa a ficar difícil arrumar mesa na varanda do San Remo, ainda mais no mês de dezembro, por causa da Árvore de Natal. Aliás, a minha dica para ver a árvore de uma maneira confortável e sem transtornos para estacionar é ir ao Lagoon. Para ter mais tranquilidade ainda, evite os fins de semana. Em dezembro, pelo menos neste ano (2014), o Lagoon oferece quiosques com tira-gostos e bebidas, bem à beira da Lagoa, e até passeio num barco bem diferente, numa bola flutuante (Floatball).

O Lagoon fica na Avenida Borges de Medeiros, 1.424, na Lagoa, onde funcionava um estádio de remo. Para ver mais fotos do Lagoon, visite esta postagem que publiquei há algum tempo no blog.

Na varanda do Bar San Remo, com linda vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas e para a Árvore de Natal. A árvore fica um pouco distante, mas dá para ver muito bem seus efeitos. Veja que o estacionamento do Lagoon estava razoavelmente tranquilo (cerca de 19:45, numa terça-feira), mas ele é pago. Repare também na bola flutuante, o Floatball, nova atração turística na Lagoa Rodrigo de Freitas. Uma volta de 360º nesse barco, com aquela vista ao redor, não seria nada mau, né?


Veja que a varanda do Bar San Remo é comprida, mas lota rapidinho. Muitos cariocas e turistas gostam de vir para cá a aproveitar a noite. Não é nada difícil encontrar gente famosa por aqui. 



O atendimento no San Remo foi demorado porque estava lotado.


Vista da Árvore de Natal da Lagoa a partir da varanda do Bar San Remo


Esta é a 19ª Árvore de Natal da Bradesco Seguros. Tem 3,1 milhões de microlâmpadas! O efeito mais bonito deste ano é quando ela forma vários sóis por todo seu corpo. E da varanda do Bar San Remo dá para vê-la muito bem.  


A comida no Bar San Remo estava boa. Na foto, penne com filé mignon (só a carne é que veio pouca).


A porção de bolinhos de bacalhau (vem quatro bolinhos).



E Yakisoba com filé mignon. Estava mais gostoso do que o penne. Total da conta com o serviço: quase R$ 114,00 (incluindo dois refrigerantes e um chope).



O balcão do Bar San Remo. Se você fizer questão de ficar na varanda e se ela estiver lotada, você pode esperar aqui tomando umas e outras.

************************


9) RESTAURANTE MIRANTE DA PRAINHA



O Mirante da Prainha é um dos meus restaurantes/bares com vista favoritos. É um lugar simples, mas com uma vista de elite. Raramente vou por causa da distância da minha casa e porque, eu, particularmente, não gosto de ir nos finais de semana porque enche demais. A Prainha e, consequentemente, o Mirante da Prainha, é, para mim, um pedaço do paraíso dentro do Rio. 

Já falei no blog sobre o Mirante da Prainha, mas eu não poderia deixar de incluí-lo nesta postagem, cujo título você já sabe qual é. Por isso também não vou entrar em muitos detalhes aqui, basta ler esta postagem aqui

O melhor de se comer no Mirante da Prainha são os peixes e frutos do mar. Há desde petiscos a pratos completos. Infelizmente não poderei dar a opinião de sua comida, pois neste dia só tomei uma água de coco. Mas não vejo a hora de voltar lá e, então, postarei aqui meus comentários.


Vista a partir do restaurante do Mirante da Prainha.


Os melhores restaurantes com vista, para mim, têm de ser a céu aberto, como é o Mirante da Prainha. Estar aqui num dia útil como este faz você se esquecer que está numa cidade grande.



Vai dizer que você não desejaria estar aqui, agora? 



Para você ter uma ideia do que poderá comer no Mirante da Prainha, veja uma parte do seu cardápio. Os preços são de 2014.



E aqui estão as moquecas e acompanhamentos do Mirante da Prainha



Ao fundo, o quiosque onde funciona a cozinha do Mirante da Prainha e as mesas ao longo da mureta para permitir uma melhor vista da Prainha.



Uma água de coco, uma sombra e um mar ao seu lado. Tá bom, né? Quer vista mais linda que esta para comer?



Veja como ficam posicionadas as mesas e cadeiras no restaurante Mirante da Prainha para favorecer o seu deslumbre. Tem bastante espaço aqui, mas é como falei. Nos finais de semana, o cenário não é vazio como este.



O peixe na brasa no Mirante da Prainha, pronto para pousar numa mesa. 

************************


10) RESTAURANTE POINT DE GRUMARI


O Point de Grumari é especializado em frutos do mar. Como o nome já sugere, fica em Grumari, outra praia paradisíaca do Rio de Janeiro, que fica logo após a Prainha. Tem uma vista linda para a Restinga de Marambaia. Também já falei dele no blog, mas também não poderia deixar de citá-lo aqui. Veja mais comentários sobre o Point de Grumari nesta postagem



O amplo salão do restaurante Point de Grumari. Nos finais de semana de sol, possivelmente você o encontrará cheio.



A vista da Restinga de Marambaia a partir do restaurante Point de Grumari.



Para quem gosta de verde e de se isolar do barulho da cidade grande, o restaurante Point de Grumari é uma ótima escolha.

Nenhum comentário: