DE KENEPA GRANDI A DAAIBOOI: SEIS PRAIAS PRA TER NO ROTEIRO DE CURAÇAO

Pense no Caribe. O que vem primeiro à mente são praias paradisíacas e mar cristalino, não é verdade? Logo, em Curaçao, sendo uma ilha caribenha, é exatamente essa imagem que você verá ao vivo e em cores azul turquesa e verde esmeralda. Poderá ver três, seis, dez, treze praias, quantas quiser... Tudo dependerá de quanto tempo você terá em Curaçao e do que você pretende fazer em cada uma das praias. Quer ir ao maior número de praias possível somente para dizer que não as conheceu, dar uma olhada, tirar algumas fotos e partir para a próxima? Ou você quer aproveitar ao máximo cada praia que conseguir visitar, fazendo snorkel e scuba diving, já que as praias são muito propícias para isso? É claro que assim você "perde" muito tempo do seu roteiro, mas, em compensação, ganha em emoção. Ou você prefere curtir as praias com tempo suficiente para sentar numa cadeira e banhar-se no mar sem o stress de ficar pulando de uma praia para outra no mesmo dia, nem que para isso você tenha que visitar menos praias? Uma coisa é certa: você precisa fazer escolhas porque é muito difícil conhecer todas as praias de Curaçao numa única viagem, já que a ilha possui mais de 40. Tendo isso em mente, fiquei com a terceira opção porque correspondia mais às minhas expectativas e perfil.   

Definir de qual forma eu aproveitaria as praias foi somente o primeiro passo. Era preciso também selecionar as melhores praias (naturais) e saber como dividi-las nos dias que eu tinha disponíveis sem sacrificar o restante do meu roteiro, pois aproveitar o centro de Willemstad (cujas lojas fecham às 18:00) também era prioridade. O terceiro passo foi decidir como chegar até as praias, se com excursão local (coisa muito difícil em Curaçao), ou de ônibus, táxi, guia de turismo particular ou carro alugado. Definitivamente, alugar um carro foi a melhor opção, mas sobre isso falarei em outro post. Vou contar aqui como realizei o segundo passo. 

As praias naturais mais bonitas de Curaçao estão no noroeste da ilha, a caminho de Westpunt (ou West Point), que é o ponto mais oeste da ilha e também o nome de uma praia que não é indicada para banho por causa de seu chão muito pedregoso. Então, o que a maioria dos turistas faz é começar o beach tour da região pela Playa Kalki (que fica bem a noroeste da ilha) e ir descendo de carro, parando nas demais praias, as principais sendo, nessa ordem: Playa Piskado (ou Playa Grandi), Playa Forti, Kenepa Grandi, Kenepa Chiki, Playa Jeremi, Playa Lagun, Cas Abao, PortoMari (ou Porto Marie), Daaibooi. É claro que o tour pode ser feito também no sentido contrário. Então, são dez as praias mais famosas para os lados de Westpunt. Eu separei dois dias (manhã e tarde) de meu roteiro em Curaçao para desfrutar de uma seleção dessas praias, pois eu não queria simplesmente parar o carro em frente, fotografar, ficar alguns minutinhos, e sair correndo para a próxima praia para poder dar conta de tudo. Para mim, era imprescindível aproveitar o mar do Caribe com uma certa calma (levei até um colchão inflável de piscina, mas acabei não usando porque as pedras na entrada do mar machucaram meus pés, desencorajando-me a seguir mar adentro) e descansar numa espreguiçadeira curtindo o visual. 

Daí julguei que dois dias reservados para essas "praias selvagens" (porque Curaçao tem muitas praias artificiais) estariam de bom tamanho para satisfazer minha ansiedade de mar e areia caribenhos. Se depois sobrasse tempo, voltaria para conhecer as demais praias (daria prioridade à Kalki e Forti), mas acabou que não sobrou. Dizem que a vista panorâmica da Playa Forti é linda, mas que é meio sem graça ficar nela (essa praia é mais indicada para tirar fotos pelo que eu li, mas não sei quanto ao mergulho). A Playa Piskado também não é indicada para se passar o dia, pois é uma praia de pescadores com aspecto de abandonada; no entanto, é lá onde ficam tartarugas gigantes para quem quer fazer snorkel e estar perto delas (é preciso saber direitinho o horário em que as tartarugas aparecem). Como eu já tinha visto grandes tartarugas marinhas em Fernando de Noronha, deixei Playa Piskado para segundo plano. E assim fui elimando as praias menos interessantes para mim até chegar à minha seleção das seis melhores: Kenepa Grandi, Kenepa Chiki, Playa Lagun, Cas Abao, PortoMari, Daaibooi. E é sobre cada uma delas que vou falar abaixo.

As primeiras três praias foram visitadas num mesmo dia, e as outras três num segundo dia. E foi ótimo não ter deixado para fazer tudo num único dia porque choveu consideravelmente bem no primeiro dia deste tour, então aproveitei bem menos as praias e as fotos não ficaram tão bonitas. Já no segundo dia, o sol nos acompanhou o tempo todo e isso fez a maior diferença no aproveitamento das praias. Então, quer dizer que dá para visitar essas seis praias num mesmo dia? Até dá! Acredito que dê até para fazer as dez citadas acima, se você estiver de carro alugado e chegar cedo na primeira praia e ficar até o pôr do sol, mas seria muito corrido, mais para fotos, e sinceramente não vejo muita graça nisso. Porém, relebrando minha viagem agora, se eu tivesse chegado mais cedo à primeira praia e voltado para Willemstad mais tarde, em ambos os dias, teria dado para fazer "numa boa" (mas com um pouco de pressa, é claro) cinco praias num mesmo dia. Fica a dica para você se não for tão preguiçoso como eu para começar bem cedo seu dia. 


OBSERVAÇÕES:

- Entre a Playa Lagun e Cas Abao, você pode pegar uma estradinha que leva à Baía de Santa Martha, onde há uma linda vista panorâmica da enseada. Pesquise pela baía nas imagens do Google e você verá como o local é show para fotografar. Eu não cheguei a esticar meu passeio até lá porque eu não queria atrasar o meu roteiro, mas hoje eu me arrependo.

- É bom lembrar que em Curaçao há praias que, mesmo sendo naturais, cobram pela entrada, como é o caso de Cas Abao. Mas também há as gratuitas, como Kenepa Grandi. Porém, para sentar nas cadeiras, é preciso pagar pelo aluguel delas.

- Evite as praias nos finais de semana quando são frequentadas por muitos locais também, principalmente as gratuitas. Como as praias em Curaçao são pequenas, elas lotam rapidamente. Chegue cedo para conseguir um bom lugar e mais sossego.


- As praias mais famosas da seleção de praias deste roteiro são: Kenepa Grandi, Cas Abao e PortoMari. Estas três são as praias naturais de Curaçao de visitação obrigatória. A primeira é considerada a mais bonita da ilha. 


DIA 1:

KENEPA GRANDI:


É a praia mais bonita de Curaçao e isso ninguém discute. Ela é pequena, ladeada por paredões rochosos. Isso já a faz bonita; porém, é a cor do seu mar o que mais impressiona. Isso é o que contribui muito para ter a fama e o título que tem. O azul vívido e límpido é impactante e o melhor local para se ter essa visão é o mirante do estacionamento, que fica bem em frente à praia. Não tem como errar. Se você só tivesse tempo de conhecer uma única praia em Curaçao, essa teria que ser Kenepa Grandi! Eu sei que há também a paradisíaca Klein Curaçao, mas esta já é outra ilha, então está fora da disputa.

Também conhecida pelo nome Grote Knip ou Playa Abou, Kenepa Grandi fica a cerca de 50 minutos do centro de Willemstad, perto de Westpunt. Basta seguir as placas que indicam a direção de Westpunt e contar com uma ajuda extra do maps.me que não tem erro. Você estaciona bem em frente a uma mureta (primeira foto abaixo) de onde todo mundo tira várias fotos para ter a certeza de que a câmera registrou fielmente aquele azulão do mar. Depois é hora de descer uma escadinha que fica ao lado para pôr os pés na areia e nas inúmeras pedras. Ah, as pedras das praias de Curaçao... Quisera eu poder dizer que foram a pedra no meu sapato, mas é que descalço é pior ainda... Você tem que entrar no mar pisando com muito cuidado para não machucar seus pés. Se não fosse esse inconveniente, a praia seria perfeita. Mas é fácil deixar esse probleminha de lado quando se tem todo o azul do mar à sua frente. 

Kenepa Grandi é uma praia pública, ou seja, não se paga para entrar, mas, se você quiser usar as cadeiras, é preciso alugá-las. Você chega, pega as que estão disponíveis, acha até que não há ninguém ali para lhe cobrar, mas depois de uma meia hora chega alguém cobrando. Pagamos 5 dólares por cada cadeira, com direito a guarda-sol. Se não quiser pagar, leve cangas e as estique na areia. Por ser uma praia mais "selvagem", eu até esperava não encontrar nenhuma estrutura, mas lá há duchas e banheiros. Mas tudo é pago. Se eu não me engano, a ducha e o banheiro custavam 1 dólar cada. Há também um bar simples na areia da praia, mas até que quebra um galho. Vendem água, refrigerantes, biscoitos... Tem gente que prefere levar seu próprio lanche para Kenepa Grandi, já que lá isso não é proibido. Nós deixamos para comer na Praia Lagun, que tem um restaurante com boas opções de comida. 

Como Kenepa Grandi é a praia mais bonita da ilha, deixe para visitá-la em primeiro lugar no seu roteiro do dia para logo arrumar uma cadeira e ficar um bom tempo ali. Deixamos para ir numa segunda-feira e não tivemos problema de espaço. Nos finais de semana da alta estação, isso pode ser uma tarefa difícil. Eu tive todo o cuidado de escolher um dia útil para essa visita, mas o tempo não ajudou muito. Nem sempre o plano sai perfeito... Chegamos à Kenepa Grandi debaixo de chuva, apesar de termos saído do hotel com sol. Ficamos dentro do carro, no estacionamento, esperando a chuva dar uma trégua. Felizmente não demorou muito e ela cessou. 




Playa/Praia Kenepa Grandi, na mureta do estacionamento. Aqui é o mirante da praia.


Quando vejo esta foto do mar de Kenepa Grandi, uma música canta em meus olhos: "Quando eu mergulhei fundo nesse olhar, fui dono do mar azul, todo azul do mar. Não tive a intenção de me apaixonar, mera distração e já era momento de se gostar..." (Roupa Nova). Não é exagero, é que minha alma é poética :-)


Minutos depois da chuva, o mar foi ficando cada vez mais azul.


Veja que Kenepa Grandi é uma praia pequena. Nós a pegamos razoavelmente "espaçosa" numa segunda-feira de manhã. À direita na foto, a casinha azul é o banheiro. Do lado dela ficam as duchas e um pequeno bar.


Kenepa Grandi, Curaçao


Todas as praias que visitei tinham uma placa de identificação como esta. Aqui, ao lado, você desce uma escada e já está na areia da praia. 


Kenepa Grandi - Curaçao


O mar de Kenepa Grandi é muito calmo, aliás essa é uma característica das praias de Curaçao.


Kenepa Grandi - Curaçao


É uma delícia se banhar no mar de Kenepa Grandi. O único incômodo é entrar nele. São muitas pedras, de tamanhos variados, que ficam na entrada do mar e que machucam os pés. Há pedras grandes no meio das pequenas e elas ficam aglutinadas, o que dificulta muito o andar. Antes de entrar no mar, o melhor a fazer é deixar a água recuar bem para você poder ver onde estão as pedras maiores no chão e evitá-las. 



Não pense que onde estou já não tem mais pedras debaixo dos meus pés. Continua tendo e muitas! Por isso, nem me animei em nadar para mais longe.


Eu e minha amiga Rosa curtindo Kenepa Grandi, a primeira praia que visitamos neste dia.


Praia Kenepa Grandi - Curaçao


O paredão de rocha da Praia de Kenepa Grandi. E tem gente deitada sobre colchões infláveis lá no fundo, perto da pedra. Dá pra ver? Que delícia deve estar!


KENEPA CHIKI:


De Kenepa Grandi até Kenepa Chiki é rapidinho de carro, questão de cinco minutos. São praias vizinhas. A Kenepa Chiki é chiquita mesmo e também é gratuita. Estacionamento também não se paga. O que achei interessante lá é que tem barracas de sapê gratuitos, aliás elas foram de grande valia para gente porque mal colocamos os pés na areia de Kenepa Chiki começou a chuver bem. Foi a praia onde mais pegamos chuva. Ficamos a maior parte do tempo conversando debaixo de uma barraca, protegidos da chuva, mas sem tirar os olhos da paisagem. Quando a chuva parou um pouco, aproveitei para tirar essas fotos. Também é uma praia que tem rochas em suas duas extremidades e muitas daquelas pedrinhas danadas na entrada do mar. Talvez devido ao mau tempo, a praia não estava cheia. De qualquer maneira, ela é menos concorrida do que Kenepa Grandi. Não tem nenhuma estrutura, como banheiro ou bar. Por isso, ao ir para as praias de Westpunt, vale a dica de levar umas garrafinhas de água e/ou um lanchinho. O mar é também azulzinho, mas igual ao de Kenepa Grandi não há. Porém, ouvi dizer que o snorkel em Kenepa Chiki é melhor. Eu até levei minha máscara de snorkel, mas o mau tempo e as pedras da areia não animaram meu espírito.
   

Bon Bini! Estamos em Kenepa Chiki!


As cabanas de sapê dão um charme a mais à praia de Kenepa Chiki.


O paredão rochoso de Kenepa Chiki, assim como em Kenepa Grandi, emoldura a praia.


O azul cristalino de Kenepa Chiki, apesar da chuva que tinha acabado de cair.



As rochas de Kenepa Chiki.


Olha as tais pedras na areia que cobrem boa parte da entrada do mar. E há algumas grandes que não aparecem aqui, mas que podem estar debaixo d'água e você só se dá conta quando pisa nelas!


É toda a faixa de areia com essas pedras, em todas as praias naturais de Curaçao que eu fui. Os americanos diriam que essas pedras são "a pain in the neck". Mas eu diria que são "a pain in the foot" rsrsrs 

PLAYA LAGUN/LAGOON BEACH:


A Playa Lagun é bem recomendada para a prática de snorkel por ter muitos peixes e até tartarugas, se você tiver sorte. É bem pequena, menor ainda do que Kenepa Chiki, porém tem dois restaurantes, um em cima de uma rocha, o Bahia Beach Bar, e o outro em frente ao estacionamento, o Lagun Fish House. Segundo comentários no Tripadvisor, é uma praia onde ficam muitos pescadores, mas não vimos nenhum neste dia (de chuva). Chegando lá, galinhas nos deram as boas-vindas! Isso mesmo, galinhas passeando pela areia. Fechamos nosso beach tour do dia com a Playa Lagun, a terceira parada. Apesar de ser bonita, foi a praia que eu menos gostei entre as seis desta postagem, talvez por ser tão pequena. Deve ser melhor para quem mergulha e faz snorkel, inclusive, apesar do mau tempo, algumas pessoas estavam fazendo snorkel quando chegamos. Mesmo assim, eu não tiraria a Playa Lagun do roteiro de praias de Curaçao. Vale a pena conhecê-la nem que seja só pelas fotos. Pegando um dia ensolarado e a praia com poucos banhistas, dá para tirar fotos lindas enquadrando o mar de cor esmeralda entre os dois paredões de pedra. Entrada e estacionamento são gratuitos. 


Depois de cerca de 10 minutos de carro a partir da Praia Kenepa Chiki, você já está na Praia Lagun. 


Pelo empilhamento de cadeiras que vemos aqui, que estão disponíveis para aluguel, a gente percebe que a Playa Lagun também tem seus dias de ficar cheia. Como estávamos numa segunda-feira chuvosa (apesar que, em Curaçao, muitas vezes o sol aparece depois da chuva), pegamos a praia quase vazia. Talvez houvesse mais galinhas do que banhistas rsrsrs


O paredão rochoso no canto esquerdo da Playa Lagun.


O paredão rochoso no canto direito da Playa Lagun, sobre o qual estão o hotel Lagoon Ocean Resort e o Bahia Beach Bar. A vista do hotel deve ser bem bonita, mas, ainda assim, eu não abriria mão de me hospedar no centro de Willemstad pela facilidade de se ter tudo por perto. 


Pessoas praticando snorkel na Playa Lagun/Lagoon Beach.


O mar da Playa Lagoon entre os paredões rochosos. Esta é a foto mais bonita que você pode tirar desta praia. Infelizmente, a minha ficou assim meio opaca porque tinha acabado de chover e o tempo estava bem nublado.


Playa Lagun/Lagoon Beach - Curaçao


O restaurante Lagun Fish House fica em frente à Playa Lagun. O cardápio é mais ou menos, mas até que a comida estava boa. Mas demoram muito para servir. Se estiver com pressa, melhor não parar aqui. Como a Playa Lagun foi a nossa última parada de praia do dia, nem nos estressamos com a demora.  


No Lagun Fish House. É um restaurante simples e rústico. Tem uma coisa que eu adorei: ducha para tirar a areia dos pés.  


DIA 2:

CAS ABAO:

Diferentemente das três praias que mostrei acima, a Cas Abao é particular, ou seja, é preciso pagar para visitá-la. Não estranhe o seu GPS indicando uma entrada que parece de um condomínio. É por ali mesmo. Logo você chegará a uma cabine com um funcionário que lhe venderá o ingresso, que é o Car Day Pass. Pagamos Nafl. 10 (florins) por ele (6 dólares). Esse valor é até 4 pessoas no carro (valor por carro); cada pessoa extra paga Nafl. 2,50. Domingos e feriados é mais caro: Nafl. 12,50 por carro (valores na época de minha visita). O ingresso, que deve ser deixado visível no painel do carro, não inclui o aluguel das cadeiras de praia. A entrada à praia é permitida entre as 8:00 e as 18:00. 

Chegue cedo (pelo menos, antes das 11:00) à Cas Abao, pois ela é uma praia que lota. Como foi a nossa primeira parada do nosso segundo dia de beach tour, encontramos muito espaço para sentar. Conseguimos uma mesa com bancos debaixo de um quiosque grande e ficamos bem protegidos do sol. Esse quiosque fica do lado de um restaurante/bar que serve bebidas, hambúrgueres, sanduíches e snacks em geral. Não precisamos pagar para ficarmos nesse quiosque. 

Por ser paga, Cas Abao é uma  praia com uma estrutura muito boa. Além de banheiros, chuveiros e bar, a praia tem uma escola de mergulho que também oferece aluguel de equipamento de mergulho, de pranchas de standup paddle e de kayaks. Mas, se você prefere relaxar em vez de gastar suas energias na água, um spa na areia pode ser o que você precisa e lá você encontra. Mas dá também para relaxar no mar porque ele é bem calmo, mas, infelizmente, aquelas benditas pedras na areia que machucam os pés também existem por lá.  

Cas Abao é uma praia mais extensa do que a maioria de Curaçao, mas, mesmo assim, é pequena se levarmos em conta os padrões brasileiros. É uma das praias mais famosas da ilha, uma das mais frequentadas, uma das mais bonitas, e uma das melhores para a prática de snorkel e mergulho. Por tudo isso, Cas Abao deve ser uma das prioridades no seu roteiro de praias naturais de Curaçao. 


Chegando à praia Cas Abao. Mesmo de longe já dava para ver o bonito azul do mar. 


Cas Abao tem muitas cabanas de sapê e palmeiras. 


A praia Cas Abao é muito procurada para mergulho (scuba diving) e no próprio local você pode alugar o equipamento. Procure pela agência e escola de mergulho B Diving. Eles oferecem diferentes cursos de mergulho, inclusive para iniciantes. O site deles é este aqui


Cas Abao tem o mar azulzinho.


A cabana de spa na areia da praia Cas Abao.


Este quiosque, perto do bar, foi o nosso guarda-sol em Cas Abao. Quando fomos entrar no mar e tirar fotos da praia, deixamos nossas toalhas em cima da mesa só para guardar lugar. É que de uma hora para outra, a praia pode ficar bem cheia.


Cas Abao Beach - Curaçao. A praia das palmeiras...


...e das cabanas de sapê.


O mar azul turquesa de Cas Abao, uma das praias naturais mais famosas de Curaçao.



Quando me lembro da praia Cas Abao, são estas cabanas de sapê que logam me vêm à mente. 


As rochas da Cas Abao Beach. 


Muitos vão à Cas Abao para praticar snorkel.


A praia de Cas Abao é uma das mais atraentes da ilha para os amantes de scuba diving. Provavelmente você também encontrará mergulhadores entrando/saindo do mar de Cas Abao.

Cas Abao Beach - Curaçao


Descansando na areia branca de Cas Abao.


Cas Abao Beach - Curaçao

PLAYA PORTOMARI:

PortoMari (ou Porto Marie) costuma ser apontada como a melhor praia de Curaçao para fazer snorkel por causa de seu arrecife duplo. Dizem que o snorkel e o scuba diving dessa praia é lindo. Não deve ser exagero porque, quando nós já estávamos deixando a praia, vimos chegar no estacionamento várias vans cheias de pessoas equipadas para o mergulho. Fiquei surpresa. Aliás, na própria praia, há uma loja para aluguel de equipamento de mergulho que também funciona como curso de mergulho para iniciantes ou não, assim como em Cas Abao. Portomari também é excelente para quem gosta de trilhas, conforme informa o site da praia.

A Playa PortoMari tem um deck flutuante, mar cristalino e uma ótima estrutura para o bem-estar do visitante; afinal, paga-se para entrar nesta praia particular. Cadeiras são alugadas à parte, como de costume nas demais praias. Mas PortoMari tem um ponto negativo: enche demais. Não me lembro direito do horário em que chegamos, mas devia ser por volta do meio-dia (de uma terça-feira), e a areia já estava praticamente toda tomada pelas cadeiras. Daí pensei em ficar sentada na areia mesmo, mas debaixo de uma sombrinha, pois fazia muito calor. Quando fui procurar por uma sombra, percebi que todos que tinham chegado antes já tinham feito o mesmo, disputando entre eles cada pequeno espaço debaixo de uma árvore. Pensamos até em ficar um tempo no restaurante/bar de PortoMari, esperando a praia "esvaziar" um pouco, mas ele também estava lotado. A praia é relativamente pequena e o restaurante também. Acho que por isso é que ninguém veio nos cobrar a entrada da praia. Ficamos pouco tempo nela por causa da lotação. 

Mas eu não podia ir embora sem antes, ao menos, entrar no mar... Afinal, era o mar do Caribe... Quantas vezes na minha vida eu iria poder fazer isso? E foi experimentando aquele mar que eu descobri uma ótima coisa da Playa PortoMari para quem não mergulha e para quem não quer machucar os pés nas pedras à beira-mar. Do lado esquerdo da praia, bem ao lado do píer (perto do restaurante), há poucas pedras. Você vai ainda pisar em algumas, mas logo se verá livre delas e se banhando naquela piscina natural. Mas foi só nesse lado mesmo que eu senti essa "facilidade" de entrar no mar. Não é à toa que era lá que havia mais crianças. No restante da praia, muitas pedras assim como em todas as outras praias deste roteiro.      

Deu para ver que PortoMari enche bem mais rápido do que Cas Abao, porque tínhamos acabado de sair de Cas Abao, que estava com muito espaço ainda disponível, quando chegamos em PortoMari e nos deparamos com tanta gente. Então, para garantir um bom lugar na areia, chegue cedo. A praia fica aberta das 9:30 às 18:30. E não se assuste se você for "recepcionado" por um porco, literalmente falando. Mas não se preocupe. Apesar disso, a praia é limpa :-)




O estacionamento da Playa PortoMari tem esta vista descampada para o mar. Suas primeiras fotos já podem ser aqui, mostrando o píer à esquerda e o deck flutuante no meio do mar de água cristalina.

Mirante do estacionamento da Playa PortoMari.


Por ser uma praia particular, paga-se a entrada para a Playa PortoMari. Mas ninguém veio nos cobrar. Talvez porque a praia estivesse lotada, até sem espaço para sentar na areia sob a sombrinha de alguma árvore.


A Playa Lagun tem galinhas andando pela areia. E na Playa PortoMari tem qual bicho? Porco! Uma cena muito inusitada. O porco ficava circulando por entre as cadeiras de praia na maior descontração rsrsrs


Veja que a Playa PortoMari estava lotada e em plena terça-feira. O belo dia de sol firme atraiu muita gente. As cadeiras de praia ficam aglomeradas, uma do lado da outra. Acabam até escondendo a beleza da praia. Repare que o "fundo" da praia (à direita) também estava lotado, não havendo espaço para nenhuma outra cadeira ou toalha, pois ali, apesar de não haver guarda-sóis, havia a sobra das árvores, disputadíssima.  


 Veja que o mar da Playa PortoMari também tem o bonito tom de azul típico do Caribe.


PortoMari também tem pedras na entrada do mar para acabar com o humor dos banhistas...


A concorrida Playa PortoMari, uma das preferidas dos mergulhadores na ilha de Curaçao. Chegue na hora que a praia abre (às 9:30) para pegar um bom lugar na areia e cadeiras disponíveis.


Playa PortoMari em plena terça-feira de verão.


O deck flutuante da Playa PortoMari é disputadíssimo.


O píer da Playa Porto Marie tem uma escadinha para o mar.


Alguns mergulhadores na Playa PortoMari. Em menos de uma hora, vi muitos outros chegando nesta praia.


Por causa da lotação, nossa ida à Playa Porto Marie se limitou a uma caminhada pela areia com pausas aqui e ali para algumas fotos. A caminhada é rápida porque a praia é pequena, mas ainda maior que muitas outras em Curaçao.


Playa PortoMari. Curaçao, Caribe


É neste lado esquerdo da Playa PortoMari que há menos pedras na areia. Então, você consegue entrar sem machucar os pés. O mar dessa praia é uma piscina.


Assim, foi na Playa PortoMari onde eu mais aproveitei o mar. 


DAAIBOOI:

A Praia Daaibooi, outra que é pública (logo, pouca estrutura), surpreendeu-me. Ela é bem pequena, mas é maior do que a Playa Lagun, que é mais famosa. Daaibooi fica meio escondida, porém pertinho da Playa PortoMari, a cerca de 10 minutos de carro, então vale muito a pena esticar o passeio. E não foi nenhum problema chegarmos até ela, o maps.me nos levou direitinho até o local. 

Mas o que me surpreendeu nesta praia? O fato de que ela parece ser um pouco esquecida pelos turistas. Conclusão: a praia é bem tranquila, ótima para quem procura sossego. Não que a praia fique vazia, mas é muito mais zen do que Cas Abao e PortoMari, por exemplo. No horário da minha visita, até nem havia mais cabanas disponíveis, mas dava para colocar uma canga debaixo de uma sombra de árvore, coisa que nem foi possível fazer em PortoMari. E, além disso, Daaibooi não é um amontoado de cadeiras na areia, então ela é visualmente "mais clean" que outras. Transmite uma vibe de "no stress".

Há um bar na praia que é simples, mas já quebra o maior galho. Pegamos uma bebida no bar, ficamos debaixo do quiosque em frente, protegidos do sol, curtindo aquele visual. Foi perfeito termos acabado nosso tour do dia com esta praia mais tranquila. Se eu soubesse que eu gostaria tanto da Daaibooi Beach, teria reservado mais tempo para ela. 


O paredão rochoso da Praia Daaibooi. Esta é a extremidade direita da praia.


E esta é a extremidade esquerda. Daaibooi é uma praia pequena.


Daaibooi, não fugindo à regra das praias naturais de Curaçao, tem muitas pedras na areia. Eu estou lá no fundo, equilibrando-me nas pedras menores para não machucar os pés. 


As barracas de sapê dão um toque charmoso à Praia Daaibooi e fazem lembrar muito Kenepa Chiki e Cas Abao. A praia é de graça, mas, se quiser cadeiras, é preciso alugá-las.


Veja como visualmente Daaibooi é bem menos poluída do que aquelas praias que lotam em Curaçao. Vemos mais areia do que cadeiras. Bem que ela também podia ter menos pedras, mas que nada... É cada pedregulho na entrada do mar que dá dó dos pés (e cacofonia na fala rsrsrs)


O quiosque em frente ao bar é o melhor lugar para esperar uma cabana na areia vagar. Mas ficar por aqui mesmo também é bom; bem tranquilo. 


Daaibooi Beach - Curaçao


E não se esqueça: o carro alugado é a opção beeemmm mais barata para explorar as praias do noroeste de Curaçao, que são as mais bonitas. Um carro econômico dá perfeitamente conta do recado. Aqui, estou no estacionamento da praia Cas Abao, que é bem grande.




O que me decepcionou: A areia pedregosa. Fui informada na ilha que há épocas do ano em que há ainda mais pedras nas praias. Eu visitei Curaçao em janeiro e já havia muitas pedras. Eu até levei um par de sapatilhas de hidroginástica, achando que já seria o suficiente, pois não sou de frescura, mas não adiantou de nada. O melhor é levar consigo um bom par de calçados apropriados para pisar naquelas pedras. Vi algumas pessoas nas praias de Curaçao entrando no mar usando Crocs e algumas outras pés de pato.

O que mais gostei: O azul turquesa de Kenepa Grandi.

A praia que mais gostei: Kenepa Grandi.


Nenhum comentário: