JAN THIEL: A PRAIA DE CURAÇAO QUE NÃO PODE FALTAR NO ROTEIRO

Eis aqui a segunda praia onde eu mais gostei de estar em Curaçao: Jan Thiel.  A minha preferida foi Kenepa Grandi, o que não é nenhuma surpresa, pois é considerada a praia mais bonita de Curaçao, mas isso é papo para outro post. Por ser uma praia construída pelo homem, ou seja, artificial (daí perde muito do seu valor na opinião de muita gente), Jan Thiel proporciona a vantagem de ter toda estrutura para receber o visitante, como duchas, banheiros, restaurantes e espreguiçadeiras com guarda-sóis (é preciso alugá-las). Mas as principais razões que me fizeram eleger Jan Thiel como a minha segunda praia favorita foram estas: ela não fica tão abarrotada de gente (e olha que eu fui num sábado e em janeiro, mas, mesmo se estiver lotada, dá para esperar vagar uma espreguiçadeira enquanto você toma um drink em um dos restaurantes), há diferentes trechos para você escolher onde ficar (cada um é "servido" por um restaurante), a areia à beira-mar não tem muitas pedras (então dá para entrar sem precisar machucar seus pés) e, o melhor de tudo, o Papagayo Beach Club fica ao lado com uma piscina de borda infinita com água do mar. O ingresso à praia de Jan Thiel dá direito a usar essa delícia de piscina, mesmo se você não for hóspede do Papagayo Beach Hotel.

É claro que as praias naturais têm sua beleza própria, então muitas pessoas podem achar um absurdo eu ter gostado mais de uma praia artificial do que de várias outras selvagens em Curaçao. Então, deixe-me esclarecer. Em primeiro lugar, não estou discutindo aqui a beleza das praias, estou sim dizendo que Jan Thiel foi a praia onde eu mais gostei de estar, ou seja, onde eu mais me diverti e a que eu aproveitei melhor. As praias de Westpunt têm pedras demais, as quais me impediram de curtir o mar e, se você não chegar bem cedo em cada uma delas (pelo menos, nas mais famosas), você vai encontrá-las muito cheias, a ponto de não achar uma sombrinha para sentar, pois as praias são pequenas. Em segundo lugar,  eu não mergulho (dizem que as praias de Westpunt são um paraíso para os mergulhadores e, de fato, devem ser porque eu vi muitos deles equipados, principalmente em PortoMari) e não sou fissurada em snorkel, o que eu mais gosto é de praia com mar piscininha. Em terceiro lugar, eu não tive tempo de visitar "todas" as praias de Curaçao tampouco Klein Curaçao, que é considerada um paraíso, mas ficar um dia inteiro "presa" numa praia após uma viagem de barco que dizem fazer todo mundo vomitar não estava nos meus planos. Mas juro que se eu tivesse tido mais um dia no meu roteiro, eu teria ido a Klein, mesmo com esses contras.

Jan Thiel é uma praia que tem fama de ser mais elitizada do que as outras, ou seja, mais chique, por conta de seus frequentadores, já que está localizada num bairro nobre (Jan Thiel), onde há muitos hotéis. É também famosa por oferecer a prática do Zapata Flyboard, um esporte aquático que é a maior diversão. Quem gosta de esportes aquáticos radicais vai se amarrar nessa. Esse é o tipo de aventura que tem que ver para entender como é. Por isso, quem não conhece deve assistir ao pequeno vídeo do site oficial da praia Jan Thiel, nesta página aqui. É claro que essa brincadeira não sai de graça; aliás, ela é bem carinha. Eu estava muito interessada em ver os aventureiros "voando" no mar da praia de Jan Thiel, mas, infelizmente, no dia e horário de minha visita, não havia ninguém praticando o flyboard

Outra coisa boa da praia Jan Thiel é que seu mar proporciona belas experiências de snorkel. Apesar de eu não ter feito, muitos viajantes elogiaram o snorkel em comentários no Tripadvisor. Mas, se você tem poucos dias em Curaçao e deu preferência às praias naturais, não tendo tempo de curtir Jan Thiel de dia? Então, não deixe de, pelo menos, dar um pulo lá no final da tarde, na volta das praias de Westpunt, porque dizem que o pôr do sol lá é lindo. Eu saí de Jan Thiel um pouco depois do almoço para ainda pegar o comércio aberto no centrinho de Willemstad, então perdi esse espetáculo. Mas se eu tivesse tido tempo de voltar lá só para o pôr do sol, teria escolhido uma das mesas do restaurante Tinto para celebrar esse momento. Com suas mesas debruçadas no mar, pareceu-me um lugar encantador para se despedir do dia. Sua especialidade é a carne com cortes argentinos e o seu cardápio tem preços salgados. Mas em Curaçao, nada é barato.

happy hour é um evento que acontece com frequência em Curaçao e obviamente na badalada praia de Jan Thiel ele não poderia faltar. Acontece aos sábados no Zanzibar, às 17:00, e dizem ser muito legal. Há eventos especiais também que agitam a galera com muita música ao vivo. Se você quiser ter a oportunidade de conferir algum deles, o melhor a fazer é ficar por dentro da programação. Consulte, na época de sua visita, o site de Jan Thiel, e procure pelos eventos na aba "Agenda". Costumam começar o mais tardar às 19:30, então parece ser uma boa ideia juntar o espetáculo do pôr do sol com a balada da noite. Ou saia de seu hotel direto para lá. Reserve uma noite para isso. 


Além do Zanzibar e do Tinto, há mais dois restaurantes em Jan Thiel: Zest e Koko's. Nós almoçamos no Zest, de cozinha mediterrânea, pois as cadeiras que alugamos foram de lá. Mas todos os restaurantes de Jan Thiel têm seus "pedaços de areia" muito convidativos. A parte da praia do Koko's, que fica no canto direito, é a mais tranquila. Se é mais sossego que você procura, sugiro que você dê uma olhada nesse lado da praia antes de se decidir onde ficar. O único porém é que o Koko's me pareceu mais uma lanchonete; portanto, serve coisas mais simples, mas isso também pode ser o que você procura. Enfim, caminhe pela praia primeiro para achar aquele lugar para chamar de seu. Pode ser que você prefira ficar bem de frente para a piscina de borda infinita; neste caso, quem vai servir você será o restaurante do Papagayo Beach. Nada mal começar seu dia com aquele vistão...   

Notas:


- Por ser uma praia particular, é preciso pagar para entrar. Você pode pagar em dólares ou na moeda local (guilder). A entrada custou 3,50 dólares, o equivalente a 6 guilders. Eu paguei em dólares, mas o troco veio em guilders. Entretanto, muitos estabelecimentos em Curaçao dão o troco na moeda que você utilizou. Há muitos também que dão o troco na moeda que você quiser. Eles fazem a conversão na hora. Mas isso não é uma regra.  

Não é permitida a entrada de bebidas e comidas particulares na praia Jan Thiel.


- A praia Jan Thiel não fica longe do centro de Willemstad. Está a cerca de 20 minutos de carro. Se você estiver hospedado em Punda, você vai pagar entre 25 e 30 dólares para chegar na praia. Dá para combinar com o motorista a hora de lhe buscar. As corridas de táxi são muito caras em Curaçao, não há Ubber, e o transporte público é precário. Por isso, a maioria dos turistas prefere alugar carro. Sai mais barato. A propósito, há estacionamento em Jan Thiel. Aliás, não vi nenhuma praia em Curaçao sem estacionamento. 

- Na praia Jan Thiel, há um quiosque com serviço de informação ao turista. Mas se precisar de uma informação com antecedência, envie um e-mail para: info@janthielbeach.com 

- Para ter acesso ao menu dos restaurantes de Jan Thiel e aos valores dos pratos, entre no site oficial. Assim, você já tem uma ideia de quanto precisará desenbolsar num almoço, por exemplo.


Conhecer a badalada praia Jan Thiel é um must do em Curaçao. Há espreguiçadeiras e cabanas (como esta, no centro da foto) para alugar. É claro que as cabanas são bem mais caras. Não pense que dá para ocupar a primeira espreguiçadeira ou cabana  vazia que você vê, pois elas já podem estar ocupadas ou reservadas. É preciso primeiro perguntar a algum funcionário do restaurante que serve aquele "pedaço" da praia. Quanto mais cedo você chegar à praia, mais chances terá de encontrar lugares vazios.  


Este "pedaço" da praia Jan Thiel, por exemplo, fica em frente ao Zanzibar. Logo, se é aqui que você quer ficar, são as espreguiçadeiras do Zanzibar que você vai alugar e, consequentemente, usar seus serviços de restaurante/bar. Tipo, não dá para comprar um sanduíche no restaurante do lado e trazer para comer sentado aqui. E assim funciona com todos os restaurantes. Mas você pode nadar em qualquer lugar da praia.


A praia Jan Thiel é particular e funciona como um beach club. Foi somente na areia da praia em frente ao Zanzibar (onde estou) que vi algumas mulheres fazendo topless, mas somente de bruços. O topless não é permitido em todas as praias de Curaçao; portanto, é preciso informar-se primeiro.


Quiosque do Zanzibar, que é famoso pelo seu happy hour. Conta com menu de cozinha internacional e também serve pizzas.


A praia Jan Thiel tem um deck flutuante bem disputado. 





As cadeiras do Zanzibar ficam bem de frente para esse mar "piscininha", o que é ótimo para crianças. Ao lado do Zanzibar fica o restaurante Tinto (ao fundo, com as cadeiras vermelhas). Agora, repare no canto esquerdo da foto, ao lado do Tinto. É lá o "pedaço" da praia que eu disse ser mais tranquilo, onde está o Koko's.


Um close para o trecho da praia em frente ao restaurante Koko's. Repare que ele não fica tão cheio. 

Jan Thiel - Zanzibar.


Ao fundo, o trecho da praia Jan Thiel em frente ao Zanzibar. Veja como a água aqui é uma piscina.


E esta é a área do restaurante Zest, com suas mesas na areia. O Zest tem quiosque e restaurante coberto. 


Eu, meu marido e um casal de amigos queríamos alugar uma cabana do Zest, mas, apesar de vazia, já estava reservada. E as espreguiçadeiras já estavam quase todas alugadas. Mas conseguimos estas aqui. Você pode ficar o tempo que quiser. Não me lembro quanto paguei por esta espreguiçadeira, mas foi em torno de 4 dólares.





Jan Thiel, na área do quiosque do Zest.


Mesas que são servidas pelo restaurante Zest.


Área do restaurante Zest, na praia Jan Thiel.


Depois de um tempo descansando na espreguiçadeira, fui dar um rolé pela praia. Daí eu vi que lá há vôlei de praia.


E algumas lojinhas que funcionam dentro desses quiosques.


O restaurante Tinto com suas cadeiras vermelhas e a vista para o mar.


Restaurante Tinto, Praia Jan Thiel.

Restaurante Tinto - Chagando aqui é que eu vi que assistir ao pôr do sol nessas mesas seria show de bola! O Tinto funciona somente de terça a sábado, das 17:00 às 23:30.





Do restaurante Tinto, fotografei o Zanzibar. Um fica do lado do outro.  


E a piscininha do mar entre os dois restaurantes.


E depois do Tinto, chega-se ao Koko's, que tem o trecho da praia menos disputado. 


A praia em frente ao Koko's - Jan Thiel. Gostei muito daqui! É o canto da praia, por isso mais reservado.


Porém, do que eu mais gostei da praia Jan Thiel foi a piscina de borda infinita do Papagayo Beach. Quanto mais cedo você chegar, melhor, pois há menos banhistas. Havia momentos em que eu tinha esta piscina de água do mar só para mim. Mas depois de umas duas horas, esta praia já estava cheia. O restaurante do Papagayo Beach Club fica bem em frente a esta piscina, então o aluguel destas espreguiçadeiras paga-se a esse restaurante. Mas a piscina pode ser usada por todos que pagaram a entrada à praia. 


Papagayo Beach, que fica do lado do restaurante Zest.


Eu adorei esta piscina com vista para o oceano. E ela não é funda, dá para chegar andando até a borda.


A piscina de borda infinita do Papagayo Beach Club.


A única coisa que eu não gostei desta piscina foi da quantidade de siris na borda! Deu para ver um aqui? 


Piscina (Infinity pool) do Papagayo Beach Club.









Nesta hora, por exemplo, só eu na piscina. Que delícia!


À esquerda, o restaurante do Papagayo Beach Club, que, como falei, fica de frente para sua piscina e praia artificial.


Restaurante do Papagayo Beach Club


Papagayo Beach


Papagayo Beach e a piscina de borda infinita.


Restaurante do Papagayo Beach Club.


Andando para o canto esquerdo da Papagayo Beach, encontra-se um espaço de spa.


E um trecho da praia com piscina, que, por estar tão vazio, pareceu-me ser exclusivo dos hóspedes do Papagayo Hotel.


A piscina tinha esta vista! 


Depois de aproveitar a piscina da Papagayo Beach, fui experimentar o mar piscina em frente ao Zanzibar. Olha onde bate a água perto das pedras. 


Que delícia esta água! Praia Jan Thiel.



Em frente ao Zanzibar.


Almoçamos no Zest, de cozinha mediterrânea. Não na área das mesas na areia (ao fundo), que é servida pelo quiosque, mas dentro do restaurante coberto. A estrutura do Zest é grande. Foi aqui que tomei pela primeira vez o Blue Curaçao, um licor que é a bebida mais típica do país. Você pode tomá-lo puro, mas geralmente fazem drinks com ele, misturando com outra bebida. Eu pedi misturado com suco de laranja, por isso o drink ficou verde. E é muito bom.


Com nossos amigos! Zest - Jan Thiel.





No Zest, eles servem salmão, peixe, massa, saladas. Achei o cardápio limitado, mas a comida estava boa. Meu pedido foi um tuna salad, esse prato aí de atum com ovo, tomate e pão.


E meu marido pediu um wrap de carne, que veio acompanhado de uma saladinha. Não deu para satisfazer muito não...


Veja também as seguintes postagens:


Nenhum comentário: