CHÁ DA TARDE NA CONFEITARIA COLOMBO: PROGRAMA LEGAL PARA TURISTAS E LOCAIS

Não é novidade para ninguém que a Confeitaria Colombo é uma das atrações turísticas do Rio de Janeiro, mas o que muitos moradores do Rio ainda não sabem é que o chá da tarde no seu Bar Jardim (primeiro piso) ou no seu Restaurante Cristóvão (segundo piso) pode ser um programa tão agradável para eles quanto é para os turistas. Pois, se soubessem, haveria mais cariocas a desfrutar dele. Eu mesma me cobrava esse programa há tempo, pois quando viajo a outras cidades mundo afora, quero logo saber quais são os cafés e restaurantes mais tradicionais e, sempre que possível, compareço. Por exemplo, em Buenos Aires, nem cogitei deixar de fora o Café Tortoni, que existe desde 1858. E, apesar de eu não ter tido a oportunidade de experimentar o chá da tarde do Tortoni, fui ao show de tango de lá e jantei. Então, por que não incluir a também tradicional e elegante Confeitaria Colombo em uma de minhas tardes, para um chá da tarde (já tinha ido várias vezes lá, mas não para esse "evento"), já que para isso bastaria eu pegar o metrô na minha própria cidade?

Confesso que pensar em sair de casa e pegar o metrô "só" para ir à Confeitaria Colombo me deu uma certa preguiça. Mas eu estava de férias e, como a vida é feita de bons momentos e boas lembranças, eu não poderia deixar passar minhas horas livres "em branco". Então, peguei meu marido pelo braço e lá fomos nós à Confeitaria Colombo! No caminho, ainda fiz uma ótima compra numa lojinha da rua da confeitaria, a Gonçalves Dias, pela metade do preço, pois o centro da cidade é o lugar para se achar boas liquidações.        

Ao chegar à Confeitaria Colombo naquela tarde quente de janeiro, deparei-me com uma pequena fila para o seu Bar Jardim. Isso de cara já me deu um pouco de mau humor, mas a fila já era de se esperar, pois era verão e o Rio estava cheio de turistas. Mas aguardei porque eu tinha saído de casa só para estar lá e para relaxar, então por que já ir me estressando? E fiz bem esperar. Demorou nem dez minutos e já estávamos sendo chamados, ainda mais que éramos só duas pessoas, então foi mais fácil arrumar mesa.    

E o restante da história é que passamos um final de tarde muito prazeroso sem gastar muito. Apesar de se estar num salão muito chique, cercado de lindos e enormes espelhos belgas e acompanhado do bom som de um piano, não há consumação mínima nem cobrança de couvert artístico no Bar Jardim. Em qualquer outro lugar no Rio (ou, pelo menos, na maioria dos lugares), paga-se pela música ao vivo. Então, só por isso, a Confeitaria Colombo já ganhou de mim uma estrelinha a mais. Tudo bem que a comida lá não é barata, mas também não é das mais caras. Aposto que se você estivesse no Café Tortoni nem se importaria pelo que fosse pagar. Aliás, você já pode ir à Confeitaria Colombo já sabendo quanto vai desembolsar, pois a casa disponibiliza seu cardápio online com os preços. Bacana!   

Ir ao chá da tarde (você pode chamar de lanche, se preferir) no Bar Jardim da Confeitaria Colombo não quer dizer necessariamente que você será servido por um daqueles típicos chás da tarde, com direito a biscoitinhos, pãezinhos, bolos, café, chá e sucos. No cardápio, até há três opções na seção "Chás Especiais", mas dele você pode escolher o que quiser, seja doce ou salgado, seja chá, café, refrigerante ou cerveja. Há bastante variedade a se escolher, tais como sorvetes, milk shakes, profiteroles, rabanada, e muitos outros tipos de doces, além dos salgados, como os sanduíches diversos, omeletes, quiches etc. 

Mas, atenção: a Confeitaria Colombo costuma lançar "temporadas" com dias e horários específicos a um preço fixo por pessoa. A que está ocorrendo atualmente é justamente a "Temporada de Chá de Verão" (das 17:00 às 19:30). Esse evento está sendo no Restaurante Cristóvão, com direito também ao som do piano, e aí, sim, nesse caso, constitui-se um "chá da tarde" tipicamente falando, com todas aquelas comidas e bebidas servidas em buffet. Mas é preciso fazer reserva. 

É importante entrar em contato com a Confeitaria Colombo para consultar o que está acontecendo no momento e para possíveis mudanças em horários de funcionamento e até mesmo de serviço. O site de lá é este aqui e o telefone é (21) 2505-1500.

O "chá da tarde" ou "lanche" fora das "Temporadas" da Confeitaria Colombo é servido, como falei, no Bar Jardim, entre 11:00 e 19:30, de segunda a sexta, só que até as 16:00, o que é mais servido é o almoço. E o som do piano, fora do horário de almoço, é só a partir das 18:00. Mas não chegue perto da hora de fechar, pois o atendimento pode ficar corrido. Às 19:30, nós saímos de lá de dentro com as portas já fechadas. E com a certeza de que não é preciso muito para se fazer um bom momento na vida...





No Bar Jardim da Confeitaria Colombo, o pianista (à direita, na foto) enche o salão com um repertório de músicas bonitas e bem conhecidas. 



A Confeitaria Colombo foi fundada em 1894. Impossível estar nos salões da Confeitaria Colombo sem ficar apreciando sua decoração art nouveau.



Os grandes espelhos belgas emoldurados em jacarandá são lindos!



As belas paredes do Bar Jardim da Confeitaria Colombo, revestidas por espelhos e cristaleiras. 


Um ambiente nostálgico da belle époque. Assim é a Confeitaria Colombo. E, apesar de ser um local chique e cheio de charme, as pessoas vão vestidas informalmente, ainda mais no calorão de verão do Rio de Janeiro.


O Bar Jardim da Confeitaria Colombo geralmente está assim, cheio de clientes, entre os quais, muitos turistas.


Agora, vamos às fotos do que comemos no nosso "Chá da Tarde". Meu marido foi de Pastel de Belém com café (no cardápio, é uma "sugestão do cheff") e de "Chá com Torradas", que é uma das opções dos "Chás Especiais", e é composto de chá, duas torradas Petrópolis, manteiga, mel e geleia.



Eu também fui numa "sugestão do cheff": waffle com morangos, chantilly e calda de chocolate.



No balcão da Confeitaria Colombo, há uma grande variedade de doces (e salgados também) e você pode escolher qualquer um deles para comer no Bar Jardim. O que pode acontecer é que no final do dia já não haja tantas variedades. Para ver mais doces da Confeitaria Colombo, clique nesta postagem aqui



Uma das lindas cristaleiras da Confeitaria Colombo.




Restaurante Cristóvão, no segundo piso da Confeitaria Colombo (esta foto foi tirada num dia em que fiz um "tour" pela confeitaria).


Mostro mais fotos da Confeitaria Colombo nesta postagem aqui.


Nenhum comentário: