PORTO: VISITA À IGREJA DE SÃO FRANCISCO E PASSEIO DE BONDINHO DA LINHA 1

Dois ótimos programas turísticos para se fazer na cidade do Porto, em Portugal, é visitar internamente a Igreja Monumento de São Francisco e fazer o passeio de bondinho da Linha 1, que segue às margens do rio Douro até o Passeio Alegre. E dá perfeitamente para casar esses dois programas, pois o elétrico (bondinho) tem seu ponto de partida (ou chegada) justamente em frente à Igreja de São Francisco. Então, acabou de visitar a igreja, é só atravessar a rua e esperar o bondinho chegar para embarcar em mais um momento inesquecível na cidade do Porto. 

A Igreja de São Francisco já chama a atenção pela sua grande fachada em frente ao rio Douro, mas é o seu interior que mais fascina. Qualquer foto dificilmente fará jus à beleza passada pelo seu interior ricamente decorado com talha dourada barroca. Em 1996, a Igreja de São Francisco foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. O Porto é cheio de igrejas lindas, já visitei algumas, mas esta foi a que mais me encantou, inclusive mais do que a Catedral da Sé.  

Já o passeio de bondinho Infante-Passeio Alegre (Linha 1) é mais interessante para quem nunca esteve no Porto ou tem pouco tempo na cidade. Como eu já conhecia razoavelmente bem a cidade, a viagem para mim valeu mais pela curtição da experiência do que pela contemplação das paisagens. Mas eu sempre me cobrava esse passeio tão tipicamente turístico. Aliás, adoro ser "turista" no Porto, apesar de ser o distrito onde nasci. Para tornar o passeio de bondinho mais interessante, o turista, se tiver tempo, deve aproveitar o ponto final do trajeto, que é o Passeio Alegre, e caminhar pelo seu jardim, pelo menos até o Castelo de São João Batista (uns 10 minutos andando). Apesar de eu não ter feito essa caminhada, acredito ser um passeio muito agradável, pois já caminhei por outros trechos da Foz (onde o rio Douro e o Oceano Atlântico se misturam) e adorei a experiência. Ir andando beirando as praias do Porto é um passeio muito pitoresco. Para voltar, caso você se distancie muito do ponto do bondinho, você pode pegar um táxi porque não são muito caros em Portugal.  

Esses dois programas - a igreja e o bondinho - eu fiz em algumas horas de uma manhã livre que tive no Porto. Pela primeira vez, hospedei-me num hotel no Porto (no Ibis Porto Centro) porque sempre fico em casa de parentes. Então, nesta postagem, vou começar contando sobre o trajeto que eu fiz a partir do hotel, na Rua da Alegria, que fica mesmo no centro histórico do Porto. Assim terei a oportunidade de mostrar algumas ruas da cidade que são bem interessantes, como a Rua das Flores e a Rua do Comércio do Porto. A Rua de Santa Catarina, conhecida por seu intenso comércio, também fez parte do nosso trajeto, mas como eu já falei dela nesta postagem aqui, não vou mostrar fotos de lá para a postagem não ficar muito grande. 

Rua das Flores:

A Rua das Flores não chega a ser uma daquelas que você tem que incluir no seu roteiro no Porto se seu tempo for curto, mas a rua tem um grande valor histórico. Ela foi aberta em 1521 e era uma das principais vias do Porto onde residiram nobres e burgueses. Mas, mesmo não estando à procura da Rua das Flores, ela mesma pode acabar vindo ao seu encontro em suas andanças pelo centro histórico, principalmente se estiver a caminho do Palácio da Bolsa. A rua tem um bom comércio, mas nada que se compare à Rua de Santa Catarina. O que mais chama a atenção na rua são as flores (artificiais) que ostentam as sacadas das lojas num trecho dela e as fachadas do Museu da Misericórdia do Porto e da Igreja da Misericórdia. Talvez o museu e a igreja sejam o que mais interessem o turista na Rua das Flores. Mas as fachadas antigas das casas da Rua das Flores também são de se admirar, porém sei que muitos não apreciam esse tipo de arquitetura, diferentemente de mim, que adoro uma velharia :-) 

Rua das Flores, no centro histórico do Porto. Aqui há lojas de roupas, doces, ourives, vinhos etc. 


Uma vez na Rua das Flores, não há dúvidas de que você está nela. Pelo menos, se você estiver neste pequeno trecho dela. Mas a rua tem esse nome não devido a essa decoração nas sacadas das lojas, mas sim porque antigamente era ocupada pelas hortas floridas do bispo. Aliás, acessando agora as imagens do Google Street, vejo que nessas casas nem havia flores. Parece mesmo que a Rua das Flores passou por uma renovação, estando agora mais atraente.


Esta mercearia na Rua das Flores chama a atenção pela quantidade de vinhos que vende. Quem sabe será aqui sua chance de comprar seu vinho do Porto? 


Entre outras bebidas, diferentes marcas de vinho nesta mercearia da Rua das Flores. Não deixe de levar para casa uma garrafa de vinho do Porto para você se lembrar da cidade a cada gole após suas refeições, que é quando esse vinho deve ser degustado. Para quem não sabe, o vinho do Porto é doce e licoroso. Eu já provei de várias marcas e gostei de todas :-)  


Rua das Flores - Porto. Rua de comércio, mas não intenso.


Fachada do Museu da Misericórdia do Porto, o MMIPO, na Rua das Flores (nº 15). Este é um museu novo na cidade (julho de 2015), mas eu precisaria de mais tempo para poder visitá-lo. O museu conta a história da Santa Casa da Misericórdia do Porto e divulga as suas coleções de arte. 


Colada ao Museu da Misericórdia do Porto, fica a Igreja da Misericórdia, que logo chama a atenção de quem passa pela sua fachada que destoa das demais construções da Rua das Flores. Conforme diz uma placa aqui, "a igreja foi edificada na segunda metade do séc. XVI, mas sofreu grandes alterações em meados do séc. XVIII. A frontaria foi então reconstruída segundo desenho de Nicolau Nasoni. [...]". Para entrar na igreja, você deve visitar o Museu da Misericórdia (ao lado) porque o interior dela faz parte do percurso museológico. Na internet, você encontra várias fotos do interior desta igreja, como neste site aqui


Continuando pela Rua das Flores. Ao fundo, o Palácio das Artes.

Largo de São Domingos:


Continuando na Rua das Flores, em direção ao Palácio da Bolsa, você vai sair no Largo de S. Domingos, que, na verdade, é onde se inicia a Rua das Flores. Ela termina na Praça de Almeida Garrett. O que me chamou a atenção no Largo de São Domingos foi uma viela (Rua de Belmonte) com muitos edifícios bem antigos. Essa viela muito me lembrou aquelas de Lisboa. 


Prédios bem antigos ao lado do Largo de São Domingos (rua ao lado do Hotel da Bolsa).


Rua Ferreira Borges e Rua do Comércio do Porto:

A Rua Ferreira Borges é a continuação do Largo de São Domingos. Se você gosta de prédios bem antigos, repare não somente naqueles que existem nessa rua, mas também naqueles da Rua do Comércio do Porto, ao lado.


Rua Ferreira Borges e, à direita, a Rua do Comércio do Porto. 


Rua do Comércio do Porto, outra viela que me fez lembrar Lisboa. O Porto também é cheio dessas ruas estreitinhas.


Praça do Infante Dom Henrique:

Da Rua das Flores até o Palácio da Bolsa, o percurso é rápido. Quando você menos espera, dá de cara com a bonita Praça do Infante Dom Henrique. Boa para dar uma pausa para o descanso, se desejar. 


Praça do Infante Dom Henrique.


Repare que, ao fundo, em frente à Praça do Infante Dom Henrique, há uma brecha entre os prédios que nos permite ver o emblemático rio Douro. Ribeira e Gaia, que ficam às margens do Douro, são de visita obrigatória de qualquer turista no Porto.


A Praça do Infante Dom Henrique fica bem em frente ao Palácio da Bolsa. Nossa intenção era visitar o palácio, mas lá dentro descobrimos que só é possível com visitas guiadas, ou seja, há horários pré-determinados. Como estávamos com o horário apertado, lamentamos, mas deixamos para uma outra vez. É preciso pagar ingresso para visitar o Palácio da Bolsa, que custa 7,50 euros por pessoa (julho de 2015).

Praça do Infante Dom Henrique vista agora de outro ângulo (de quem está em frente ao Palácio da Bolsa) .


Igreja Monumento de São Francisco:

A Igreja (Monumento) de São Francisco fica ao lado do Palácio da Bolsa. Aliás, no Porto, muitas atrações ficam a curta distância uma da outra, mas a cidade é cheia de "sobe-e-desce". Também é preciso pagar para conhecer o interior da igreja, mas vale a pena. O ingresso custa 3,50 euros por pessoa (julho de 2015) e dá direito também a visitar o museu e as catacumbas da igreja. A construção da Igreja da Ordem de São Francisco se deu no início do século XIV. Conforme diz uma placa na entrada, a igreja tem a estrutura de um templo gótico, com reminiscências do estilo românico. A Igreja de São Francisco também é conhecida como a "Igreja de Ouro" e você vai entender por que ao ver as fotos abaixo. 


Fachada da Igreja Monumento de São Francisco, que conta com museu e catacumbas.


A igreja fica na Rua do Infante Dom Henrique, em frente à Ribeira do rio Douro. Então, a vista que se tem das escadas da igreja já é tudo de bom!


Esta é uma das partes da vista em frente à Igreja de São Francisco. Daqui você avista do outro lado do rio (em Gaia) as famosas caves de vinho do Porto, tais como a Sandeman, Ramos Pinto, Taylors e Offley.


Estou nas escadas da Igreja de São Francisco. Nesta foto, vemos que uma pequena distância separa a igreja do rio Douro. 


No pátio da Igreja de São Francisco. Aqui, suas fotos vão ficar lindas com o rio Douro como pano de fundo. 


Uma parte da vista a partir do pátio da Igreja de São Francisco.


 A vista a partir da Igreja da Ordem de São Francisco é linda, assim como sua fachada, mas seu verdadeiro tesouro está em seu interior. Dá só uma espiada nas fotos abaixo. 


O interior da Igreja de São Francisco é simplesmente deslumbrante! E não há obra sacra mais bonita ali do que o retábulo do altar da capela de Nossa Senhora da Conceição, que representa a Árvore de Jessé. É uma impressionante obra de arte cuja beleza não dá para mostrar em fotos. Só mesmo tête-à-tête para entender...  


O interior da Igreja de São Francisco é todo revestido a talha dourada, capela por capela. Então, ao entrar na igreja, você é surpreendido com uma visão de deixar boquiaberto. 


Representação de uma cena do século XIII. A obra mostra um franciscano sendo degolado. Igreja de São Francisco, Porto.


À esquerda, Nossa Senhora da Graça em uma pintura mural do século XV. Igreja de São Francisco, Porto.


O interior da Igreja de São Francisco. Terem feito todos os revestimentos a talha foi realmente uma grande arte. 


Os altos-relevos do interior da Igreja de São Francisco também impressionam.


O altar principal da Igreja de São Francisco, Porto. Imagina todo o trabalho que os entalhadores tiveram aqui.


Interior da Igreja de São Francisco, no Porto. 


Interior da Igreja de São Francisco - Porto. Como os revestimentos da igreja são todos dourados, seu interior reluz! Críticas à parte, fiquei me perguntando quantos quilos de ouro forram esta igreja.


Repare no revestimento das abóbadas e das capelas - Igreja de São Francisco - Porto.


Capela de São João Batista com pintura do século XVI, na Igreja de São Francisco, Porto.


Altar principal da Igreja de São Francisco - Porto, Portugal.


Interior da Igreja de São Francisco - Porto, Portugal.



Interior da Igreja de São Francisco - Porto, Portugal.



Depois de se deslumbrar com o interior da Igreja de São Francisco, você pode visitar seu museu, que ocupa este salão.


Museu da Igreja de São Francisco - a visita aqui é rápida.


Você também passará por este salão.




E depois descerá às catacumbas da igreja. Foi a parte que menos me interessou. Realmente não faz a minha cabeça ficar olhando gavetões (túmulos) que, aqui, têm inscrições de pessoas falecidas em meados do século XIX.


Cemitério catacumbal da Igreja de São Francisco, Porto. Fiquei me perguntando por que não figuras angelicais no lugar de caveiras no topo dos gavetões.


O chão das catacumbas é composto por retângulos de madeira que também são túmulos.


 Catacumbas da Igreja de São Francisco - Porto, Portugal. 

Ao deixar a Igreja de São Francisco, eu fotografei algumas das ruas em seu entorno para mostrar que por ali há alguns restaurantes que vendem comidas típicas (só não conheço a qualidade) e que as ruas são aquelas típicas do Porto que a gente costuma ver em fotos de revistas, com todas aquelas roupas penduradas nas varandas. Confira abaixo. 



Os restaurantes que ficam na rua ao lado da Igreja de São Francisco vendem comidas típicas portuguesas, tais como pratos feitos com bacalhau, Tripas à Moda do Porto e Francesinhas.


As edificações antigas nas ruas ao redor da Igreja de São Francisco chamam a atenção. São um retrato autêntico da cidade do Porto.








Terminada sua visita à Igreja de São Francisco, você pode aproveitar sua empolgação com a vista do rio Douro e já começar a explorar a Ribeira, que já está ali aos seus pés, caso ainda não a conheça. Ou pode embarcar num elétrico, que você pega mesmo em frente à igreja, para apreciar uma boa extensão do rio Douro. E é esse passeio ("Porto Tram City Tour") que vou mostrar agora.


Passeio de elétrico. Trajeto Infante-Passeio Alegre-Infante:


Terminamos o nosso pequeno roteiro do dia com uma "voltinha" no elétrico da Linha 1 ("voltinha" é só mesmo o jeito de falar porque o bonde vai o tempo todo praticamente em linha reta, beirando o Douro) que sai em frente à Igreja de São Francisco. O bondinho demora um pouco para passar - em média a cada meia hora, entretanto esse tempo pode variar de acordo com o dia e horário (veja aqui). O bilhete custa 2,50 euros por pessoa (valor de julho de 2015) e é válido somente para uma viagem, ou seja, se quiser ida e volta, terá de pagar 5 euros, não havendo desconto. Achei caro. Você compra o bilhete diretamente com o motorista. Se você tiver algum cartão de transporte, como o Andante, por exemplo, basta validá-lo na maquininha dentro do bonde. 

O trajeto da Igreja de São Francisco até o Jardim do Passeio Alegre dura uma média de 20 minutos. No ponto, em frente à igreja, forma-se uma fila de turistas à espera do bondinho. Portanto, se você for um dos últimos da fila correrá o risco de fazer o passeio em pé dentro do bondinho, mas não é tão ruim assim. Aliás, foi até divertido, pois foi exatamente isso que aconteceu comigo :-) 


Com todos os assentos ocupados na ida ao Passeio Alegre, o jeito foi descolar o local mais maneiro do bondinho para ir em pé.


O elétrico da Linha 1 do Porto faz todo o trajeto beirando o rio Douro, então você verá barcos, pontes e ônibus com turistas tirando fotos do bondinho no qual você viaja. Eles ficam fascinados. Eu também adoro fotografar um elétrico rsrsrs.


Interior do elétrico da Linha 1 do Porto. Os elétricos do Porto são centenários, portanto andar a bordo deles é fazer um programa bem tradicional na cidade. A maioria das pessoas que fazem este trajeto da Linha 1 são turistas, mas vi alguns portuenses pegarem este bondinho em outros pontos do trajeto (o bondinho faz algumas paradas durante o percurso). 


Durante o passeio no bondinho da Linha 1 do Porto, você verá cenas comuns na vida dos portuenses (ou "tripeiros"), por exemplo, sardinhas sendo assadas na brasa na rua. Deu para ver nesta foto, debaixo da fumaça? E para sentir o cheirinho, deu? :-)  


Mas o maior atrativo do passeio de elétrico da Linha 1 é, sem dúvida, o rio Douro. Olá, Douro! Olá (veja na propaganda na foto) é uma marca portuguesa de gelados (sorvetes) muito famosa, e corresponde à Kibon no Brasil. Aproveite para experimentar aqueles picolés que não (ou "ainda não") existem no Brasil, como o Magnum de café expresso.


De dentro do meu bondinho, fotografei outro que estava atrás da gente, também da Linha 1. Eu não falei que também não posso ver um bondinho? rsrsrs


Passar pela Ponte da Arrábida durante o passeio de elétrico da Linha 1 também não deixa de ser uma emoção.


Então, depois de uns 20 minutos, chegamos ao bairro do Passeio Alegre, o ponto final. 


Aqui, no Jardim do Passeio Alegre, o bondinho fez uma parada de uns 10 minutos antes de voltar ao ponto inicial do passeio, ou seja, a Igreja de São Francisco. Quem quis fazer só o passeio de bondinho, voltou no mesmo. Quem não quis - acho que todos, menos a gente - seguiu andando em direção ao jardim (à direita, na foto), que realmente é o melhor a se fazer neste passeio turístico, principalmente num lindo dia de sol. Caminhar pela Foz do Douro, como já falei em outras postagens, é um dos passeios mais bonitos da cidade, na minha opinião.


A condutora do bondinho disse que a espera no Passeio Alegre seria de 5 minutos antes dele fazer o trajeto de volta, mas, na verdade, demorou uns 10-15 minutos. Enquanto isso, eu me divertia com as fotos ao lado dele. 


Veja como é o interior de madeira dos elétricos do Porto. À esquerda, vemos também a máquina de validação dos bilhetes. Aqueles comprados diretamente com o motorista não precisam ser validados (pelo menos, não os da Linha 1).


Pelo menos na volta, tive assentos a escolher no bondinho!


E não é que eu achei a volta ainda mais bonita do que a ida? Não me chamem de maluca, porque o trajeto do bondinho é exatamente o mesmo. 


Voltando de bondinho do Passeio Alegre até a Igreja de São Francisco.


Voltando de bondinho do Passeio Alegre até a Igreja de São Francisco.


Você verá paisagens como esta a bordo do elétrico da Linha 1 do Porto (Infante-Passeio Alegre-Infante).


O Douro visto da janela do bondinho da Linha 1.



O Douro e a Ponte da Arrábida vistos da janela do bondinho da Linha 1. Por falar em ponte, se você tiver tempo no Porto, faça o passeio do Cruzeiro das 6 Pontes pelo rio Douro num barco rabelo que você pega em Gaia. O passeio dura uns 50 minutos e é a coisa mais linda com o pôr do sol.


Casas às margens do rio Douro vistas da janela do bondinho da Linha 1.


Rio Douro visto da janela do bondinho da Linha 1 - um passeio pitoresco! 


E nesse passeio descobri que há voos panorâmicos de helicóptero pelo Douro. A empresa que realiza é a Helitours. Veja aqui o vídeo que eles gravaram mostrando todas as belezas do Douro.



Rio Douro visto da janela do bondinho da Linha 1, percurso Passeio Alegre-Infante. 


Rio Douro visto da janela do bondinho da Linha 1, percurso Passeio Alegre-Infante. 


Dois pratos típicos para comer no Porto - Tripas à Moda do Porto e Prego no Prato:

Terminado o passeio de elétrico, pegamos um táxi para nosso hotel (Hotel Ibis Porto Centro) já na maior pressa, pegamos nossas malas e fomos arrastando elas pelas ruas até a Estação Ferroviária de São Bento (uns 10 minutos andando) para seguirmos viagem para Frende. Na correria, só deu tempo de almoçar num restaurante ao lado da estação, onde eu quis comer um dos pratos típicos da cidade, Tripas à Moda do Porto, para terminar com ótimas lembranças meu dia no Porto. Entretanto, não indico esse restaurante, até porque há restaurantes com ambientes bem mais agradáveis na cidade. Ali foi um quebra-galho. A comida não estava nada saborosa. Já meu marido achou razoável o que comeu, que foi um Prego no Prato, outro prato típico. Cada prato custou 6,50 euros (costuma ser mais caro em outros restaurantes, mas vale a pena pagar mais e comer melhor).


Tripas à Moda do Porto é um dos pratos tradicionais do Porto. O prato é feito com tripas, alguns tipos de carne vermelha e feijão branco. Quem faz em casa costuma caprichar nas carnes, mas os restaurantes geralmente servem basicamente com linguiça (ou paio ou algo do tipo). Sinceramente, as melhores comidas portuguesas eu as comi em casa, feitas pela família. Foi a primeira vez que comi Tripas à Moda do Porto, mas tenho a certeza de que o prato é bem mais gostoso do que este que provei. Quando eu descobrir um bom restaurante no Porto que serve esse prato, indicarei no blog.


O bife não aparece na foto porque ficou debaixo das batatas fritas, mas este é o Prego no Prato, outro prato tipicamente português. É algo bem simples e que todo brasileiro come: bife, batatas fritas, ovo estrelado e salada - servidos no prato (não no pão, por isso o nome). O prego também pode ser no pão, que é um sanduíche com bife.


As melhores comidas portuguesas são feitas em casa! Minha família em Portugal é grande, aqui está somente uma pequena parte dela. Saudades!



Hotel Ibis Porto Centro:

Foi a primeira vez que fiquei num hotel no Porto, e como foi somente para passar uma noite, quis uma acomodação simples (para ficar mais barato, é claro), no centro da cidade, e perto da estação de trem de São Bento para que eu não dependesse de táxi e pudesse andar com as malas até a estação. O Ibis Porto Centro atendeu a essas expectativas, embora eu tenha achado que a estação ficasse mais próxima do hotel. Carregando as malas, leva-se mais tempo, talvez uns quinze minutos.


O Ibis Porto Centro segue o mesmo padrão dos outros da rede Ibis, não há muito o que falar. Quarto pequeno, pouco lugar no armário, banheiro pequeno. Mas quarto limpo, banheiro limpo, colchão confortável. Hotel econômico e básico, mas bom. Se é isso que você procura, este Ibis vai dar conta do recado. Funcionários atenciosos e café da manhã muito bom por um preço camarada. Indico tomar café no hotel, vale muito a pena. A única coisa que achei estranho foi a recepção do hotel ficar "escondida". É que para chegar a ela, você tem de pegar um elevador do edifício que abriga o hotel. Mas isso não foi problema para mim, apenas achei estranho. O hotel fica bem ao lado de um supermercado, o famoso Pingo Doce, o que para alguns pode ser uma mão na roda, até para, quem sabe, comprar aquele vinho português de última hora. 


Nosso quarto no Ibis Porto Centro.


Salão do café da manhã, ao lado da recepção. Ibis Porto Centro.


O salão do café da manhã do Ibis Porto Centro. Vale a pena pagar pelo café da manhã deste hotel. O preço é bom, você come à vontade e a variedade de comidas é boa. Os tradicionais pasteis de nata fazem parte do buffet.


Ibis Porto Centro fica ao lado de uma das entradas do supermercado Pingo Doce.


Hall de entrada do Ibis Porto Centro. Aqui você pega um elevador para subir à recepção do hotel. Me hospedaria lá novamente.

Visite também as seguintes postagens, com muitas informações e fotos de atrações turísticas no Porto:

- PORTO: ENTRE AS RIQUEZAS, O DOURO

- PORTO, ÀS MARGENS DO DOURO: UM CARTÃO-POSTAL DE PORTUGAL


Nenhum comentário: