COPA CAGRANA: A PRINCESINHA DE VIENA!

Veja também as seguintes postagens:

Roteiro de três dias em Viena, a cidade imperial (especial para o verão)

- Os jardins do Belvedere de Viena: valem tanto quanto os salões dos palácios

- Schönbrunn: atrações dentro e fora do mais suntuoso palácio de Viena

- Viena: Comidas típicas, cafeterias tradicionais e dicas de restaurantes e polos gastronômicos

- Bratislava: a surpreendente capital da Eslováquia em tour de um dia a partir de Viena



Já ouviu falar em Copa Cagrana? Não, eu não errei na grafia do nome. Não estou falando da Princesinha do Mar idolatrada por Tom Jobim, mas de outra "Princesinha", que não é do mar, mas é do rio, daquele que se chama Danúbio e que atravessa a cidade de Viena, a capital da Áustria. A praia recebeu o nome de Copa Cagrana como uma homenagem à Copacabana, do Rio de Janeiro, mas o que há de semelhante entre as duas praias é só o nome mesmo. Para começar, Copa Cagrana é uma praia artificial, como tantas outras em várias cidades europeias, chamadas de "strandbars" ("bares de praia"), que são "montados" no verão. Para fazerem um strandbar, colocam areia no chão em frente a um rio (quem não tem mar caça com rio), barracas, esteiras, cadeiras e espreguiçadeiras. Dependendo do rio, pode-se nadar nele, mas nem sempre um strandbar tem a vista de um rio, mas areia não pode faltar, além de muita animação, música, bebidas e petiscos. Oops, quase me fugiu da memória, mas, acredite que algumas vezes nem areia há, e os locais sentam em cima do cimento mesmo e dali fazem a sua praia e sua festa. O que vale é curtir o verão ao ar livre.  

Viena não tem só Copa Cagrana como praia de verão, mas ela é uma das mais animadas. Porém, se o dia estiver muito quente, acho mais interessante aproveitá-la à noite por causa do incômodo do calor (peguei dias bem quentes no verão de Viena), se sua intenção for ficar ao ar livre, mas há muitos restaurantes e bares no local onde você pode se abrigar do sol (o horário de funcionamento dos restaurantes pode variar). Aliás, o que para mim fez toda a diferença em Copa Cagrana, em comparação com as demais "praias", foi a existência de muitos restaurantes e bares (aqui estou colocando no pacote Sunken City, área da qual falo já já) espalhados pelos dois lados do rio. A "praia" em si é bem pequena (é somente uma pequena área com areia beirando o rio), mas a região é bem interessante para quem quer sentar e curtir a noite comendo e bebendo, e até dançando (dependendo do bar), sem compromisso com a vida. Enfim, das "praias" de Viena que visitei, a de Copa Cagrana foi a que mais gostei por causa de todo o complexo que a cerca. Música alta, balada, clima cool, drinks, frutos do mar, barquinhos, pedalinhos e muito mais vienenses do que turistas.   

Sunken City é um calçadão de bares, quiosques, restaurantes e uma faixa de areia que ficam do outro lado do rio, de frente para a área de Copa Cagrana, que também é tudo isso. Os dois lados são ligados por uma ponte flutuante chamada Ponte Cagrana. O lado de Copa Cagrana fica mais cheio e é mais interessante. Há diferentes opções de gastronomia e os preços são razoáveis se comparados com os preços dos restaurantes turísticos de Viena. O único ponto negativo é que, se eu tomar como referência o primeiro restaurante em que entramos e depois desistimos de ficar (o Rembetiko, em Copa Cagrana), o serviço dos garçons pode ser demorado. A primeira impressão é a que fica, mas não podemos generalizar. No segundo restaurante em que entramos (Taverne Ios), fomos pronta e simpaticamente atendidos.

Copa Cagrana e Sunken City ficam na Ilha do Danúbio (Donauinsel), no distrito chamado  Donaustadt, que é o maior da cidade. É muito fácil chegar à Copa Cagrana. Basta pegar o metrô da linha 1 (U1) e desembarcar na estação Donauinsel. Na saída, você vai estranhar um pouco, achando que não está no lugar certo. Ali não é uma das partes mais bonitas, onde você verá algumas pessoas se banhando no Rio Danúbio e pegando sol esticadas ou sentadas no chão de cimento. Os vienenses também fazem daquela área a praia deles. Para chegar à Copa Cagrana, é preciso caminhar mais uns vinte minutos.  

Não se esqueça de que as praias artificiais de Viena funcionam somente nos meses mais quentes, por isso a melhor época para visitar a Donauinsel é entre abril e setembro, quando a ilha é bem procurada. Sinceramente não entendo por que Copa Cagrana e Sunken City são raramente citadas nas revistas de viagem, mas eu super recomendo a região no verão, principalmente à noite.


Clicando nas fotos, você obtém ampliações.

Chegando à Sunken City, com bares e muitas mesas e cadeiras ao ar livre, às margens do Rio Danúbio. Ao fundo, a Torre Donauturm, a estrutura mais alta da Áustria.


Estou do lado de Sunken City. Do outro, está Copa Cagrana. O dia está claro, mas já é noite em Viena. E tanto Sunken City como Copa Cagrana ficam super animadas nas noites de verão, pois a temperatura do dia fica mais amena. À esquerda, vemos a Ponte Cagrana ligando os dois lados do rio.


Alguns dos bares de Sunken City e muitas cadeiras do lado de fora, às margens do Danúbio.



Outro bar em Sunken City.



Eu, em Sunken City, e Copa Cagrana, ao fundo. Ligando os dois lados, a Ponte Cagrana (dos tubos amarelos) . 



Tanto em Sunken City quanto em Copa Cagrana, a música rola solta no ar, o que deixa o local muito animado. Este é um outro bar em Sunken City.


O jeitão descontraído de Sunken City. 


Veja a praia artificial de Sunken City. Uma pequena faixa de areia, com cadeira e barracas.



Em Sunken City, o papo rende num clima informal e descontraído. 



Pessoas dançavam animadas nesse bar de teto laranja, em Sunken City. Com certeza, esta região é um lugar de diversão tanto para turistas quanto para locais.


Os barcos e pedalinhos no Danúbio no lado de Sunken City. Cheguei a ver algumas pessoas em pequenos barcos no rio, mas não vi ninguém aqui nadando. Sabia que há casos de afogamento nesse rio?


Sunken City é um extenso calçadão cheio de bares. 



Nada melhor do que terminar um dia em Viena em Sunken City ou Copa Cagrana.



Sunken City - Viena.


Depois de conhecermos o lado de Sunken City, atravessamos esta ponte, a "Ponte Cagrana" (chama-se "Ponte" mesmo), para explorarmos o outro lado do Danúbio, o lado de Copa Cagrana.


Sunken City e o farol vistos a partir da Ponte Cagrana.



A ponte flutuante liga Sunken City à Copa Cagrana. As luzinhas que vemos ao fundo são dos restaurantes de Copa Cagrana.



Veja que Copa Cagrana também é um calçadão cheio de restaurantes e bares.


Ao fundo, os restaurantes de Copa Cagrana - Viena.



Copa Cagrana - Viena.



O lado direito do calçadão de Copa Cagrana. 



O lado esquerdo do calçadão de Copa Cagrana, com um restaurante ao lado do outro. À direita, o restaurante Taverne Ios, onde entramos para jantar.


Agora, em Copa Cagrana, com a vista de Sunken City ao fundo.



Ao fundo, Sunken City e a Ponte Cagrana.



E agora a Praia de Copa Cagrana. Há areia, cadeiras de praia, cangas e guarda-sóis. E o rio em frente, no lugar do mar. 



Veja que há gente com roupa de praia mesmo (as mulheres à direita estão de biquínis), mas a maioria das pessoas fica vestida de shorts e camisetas. Aqui em frente, um quiosque vende bebidas que podem ser levadas para a areia.



Copa Cagrana - Viena.


Terminamos nossa noite em Copa Cagrana jantando neste restaurante, o Taverne Ios. Gostamos das variadas opções no menu e pedimos um prato com peixe e um outro com frango. Achamos a comida saborosa e o atendimento muito simpático. Todos restaurantes seguem este estilo informal.


Pronto para curtir as praias de Viena? Então, abaixo estão mais algumas sugestões de strandbars. Não vale sair de Viena sem conhecer ao menos um, se você for no verão. 



- Sand in the City (o maior beach club de Viena)


- O strandbar em frente ao restaurante Motto am Fluss



Nenhum comentário: