PASSEIO AO CÂNION DO XINGÓ A PARTIR DE ARACAJU: É CANSATIVO, MAS VALE A PENA!

Veja também as seguintes postagens:






Existem certas maravilhas no mundo que são uma perfeita combinação daquilo que foi concebido pela Natureza com aquilo que foi feito com as mãos do homem. Prova disso é esta imagem que mostro abaixo:



Se você reconheceu esse lugar, provavelmente é porque já esteve lá. Se não, fique sabendo que esse paraíso encontra-se no Brasil e que é um perfeito exemplo do que descrevi acima. "O quê, como assim?" - você deve estar se perguntando. Isso mesmo, esse lugar, o Cânion do Xingó, só passou a existir depois de uma intervenção do ser humano. Se você está surpreso tem todo o motivo; todos têm a mesma reação. Eu, por exemplo, fiquei boquiaberta quando soube que o Cânion do Xingó não é "totalmente natural". Essa maravilha localiza-se no Sertão de Sergipe e foi formada após a construção de uma hidrelétrica, a Usina Hidrelétrica de Xingó (considerada uma das mais modernas do mundo), em 1994. Com o represamento da água, o leito do Rio São Francisco subiu (é nesse rio que está instalada a hidrelétrica) e antes, o que era uma região seca e coberta pela caatinga (vegetação típica da região seca do nordeste brasileiro), hoje é o quinto maior cânion do mundo e o maior em extensão navegável. 

Para ir de encontro ao Cânion do Xingó e tomar banho em suas piscinas naturais, você precisa chegar à cidade de Canindé de São Francisco, em Sergipe, e navegar pelas águas do Rio São Francisco num percurso de aproximadamente uma hora de catamarã. Se você está planejando uma viagem a Aracaju, a capital sergipana, mas achou muito complicado esse trajeto, não se preocupe. Quase todas (ou todas mesmo) agências de turismo em Aracaju oferecem o passeio ao Cânion do Xingó e foi num desses que eu embarquei. Quem sai de Aracaju precisa reservar um dia inteiro para esse passeio.


Duração total do passeio ao Cânion do Xingó a partir de Aracaju e minha opinião:

(Para quem quiser pular o detalhamento abaixo, vou logo respondendo que leva no mínimo 9 horas.)

De Aracaju leva-se cerca de três horas para se chegar à cidade de Canindé de São Francisco. As vans ou ônibus de turismo fazem uma parada na estrada de uns quinze minutos na ida e na volta para os passageiros irem ao banheiro e tomarem um café. É claro que se essa parada se estender por mais tempo, o tempo de viagem vai aumentar e dependendo do trânsito também. Por isso eu acredito que, dependendo das circunstâncias, o trajeto pode levar até quatro horas. O guia de nossa van, que também era o motorista, disse que em época de aulas escolares, o trânsito fica bem mais pesado. Como nós fomos no período de férias, não pegamos esse congestionamento. Mas na volta pegamos uma chuva fenomenal na estrada, em pleno Agreste Nordestino. Nosso guia/motorista foi muito prudente na estrada e graças a Deus a viagem correu bem, mas isso também fez nosso tempo de viagem de volta aumentar um pouco. Então tenha em mente que leva-se cerca de no mínimo três horas de Aracaju a Canindé de São Francisco e vice-versa.

Chegando à cidade de Canindé de São Francisco, até entrar no catamarã, você ainda vai ter algum tempo de espera. Com a nossa agência de turismo (Crystal Receptivo), somente o traslado e o catamarã estavam incluídos no pacote, então tivemos ainda que pagar nosso almoço no guichê do restaurante Karranca's e esperar sermos chamados para entrarmos no barco. Na verdade, você almoça só na volta do passeio de catamarã, mas, para adiantar e não perder tempo enfrentando fila na volta do passeio para pagar pelo buffet (já que também há a fila para se servir), você já compra a sua pulseirinha do almoço (uma pulseirinha de papel que eles colocam no seu pulso e que não sai na água) logo na chegada ao cais. Então, entre a chegada ao cais e o momento do catamarã começar a navegar, coloque aí uma meia hora de espera. 

A travessia do Rio São Francisco até o ponto de parada para banho de uma hora no Paraíso do Talhado leva também uma hora. Depois do banho, todos retornam para o catamarã, que segue de volta ao píer. Então, mais uma hora dentro da embarcação. Ou seja, o passeio completo de catamarã dura três horas (já contando o tempo do banho). Saindo da embarcação, tempo livre de uns cinquenta minutos para almoçar (se quiser, é claro), ir ao banheiro, tomar um café etc. 

Então, façamos o cálculo da duração total do passeio ao Cânion do Xingó, a partir de Aracaju, sem contar as paradas de espera e de almoço: 3 horas (traslado Aracaju - Canindé de São Francisco) + 3 horas (passeio de catamarã ao Cânion do Xingó) + 3 horas (traslado Canindé de São Francisco - Aracaju) = 9 horas. Devido às longas horas do passeio, muitos viajantes aconselham a não fazer o bate-volta (isso quer dizer, ir e voltar no mesmo dia) Aracaju-Cânion do Xingó-Aracaju por ser muito cansativo. No lugar disso, sugerem dormir na cidade de Canindé de São Francisco ou na cidade de Piranhas, que todo mundo diz ser uma graça. Acho uma sugestão muito válida, aí dá até para visitar o Museu de Arqueologia de Xingó e a usina hidrelétrica. Manem todo mundo tem tempo sobrando no roteiro para isso, não é? Foi o meu caso. 

Como eu experimentei o bate-volta, vou dar minha opinião sincera e sei que muitos podem discordar de mim, pois cada um se sente de uma forma. É cansativo? É. Mas eu não achei tããoo cansativo assim e achei ótimo eu ter me decidido por fazê-lo. Achei perfeitamente viável. E olha que fomos de van, que não é tão confortável quanto um ônibus turístico. E nem dormi em momento algum, mas teve gente que roncou na van. Ainda cheguei em Aracaju com disposição para curtir a noite. E sabe por que não achei tão cansativo assim? Porque nessa viagem você descansa o tempo todo, seja dentro da van ou ônibus, seja dentro do catamarã, seja se banhando no Cânion do Xingó. A única coisa que eu senti foi uma certa impaciência na volta, pois, para mim, pareceu que demorou bem mais do que a ida, mas eu sempre tenho essa sensação quando retorno de uma viagem. Porém, quem viaja com criança, a situação deve ser bem diferente. Se tiver assentos sobrando um do lado do outro, dá até para deixar a criança deitada sobre eles para ela dormir, mas, se não houver, manter uma criança sentada por três horas em cada trajeto não deve ser fácil. Aí há de se pensar melhor no bate-volta.    

O passeio ao Cânion do Xingó oferecido pelas agências de viagem em Aracaju geralmente começa a partir de 6:30 da manhã com chegada ao hotel entre 19:00 e 20:00.


Valor do passeio e meio de transporte até Canindé:

Fizemos o passeio com a Crystal Receptivo, que cobrou R$150,00 por pessoa, podendo esse valor ser pago no cartão de crédito. O valor só incluiu o transfer Aracaju-Canindé de São Francisco-Aracaju e o ingresso no catamarã. Qualquer outra coisa, você paga à parte: comida, bebidas etc. O transfer pode ser feito com uma van, micro-ônibus ou ônibus de turismo, dependendo do número de passageiros.


As piscinas naturais para banho do Cânion do Xingó:

Depois de navegar por uma hora pelo Rio São Francisco, o catamarã para num deck (um porto montado) para os turistas nadarem nas águas cristalinas do rio. Ele é bem fundo, por isso há uma rede de contenção debaixo das duas piscinas naturais que têm espaço delimitado. Uma piscina é para os adultos, que tem 10 metros de profundidade até a rede. Para não haver perigo de afogamento, eles dão macarrões de natação e coletes salva-vidas. A outra piscina é para as crianças, mas que os adultos podem usar também. Essa tem uma profundidade de um metro até a rede de contenção. A única coisa incômoda de o adulto ficar nessa piscina de criança é que o pé fica meio que entrando nos buracos da rede, mas para quem tem medo da piscina funda (mesmo com os coletes e macarrões), a piscina das crianças já diverte.


Clima em Canindé de São Francisco:

Canindé de São Francisco fica no sertão de Sergipe, um lugar seco e de muito calor, principalmente se você for no verão. Nós até tivemos sorte porque no dia de nossa visita o dia estava bem nublado e até choveu no catamarã na volta de nosso passeio. Então, o sol não castigou. Por isso, não se esqueça de levar: chapéu ou boné, protetor solar, roupas leves, roupas para o banho no rio e toalha para se secar.

Curiosidades:

- O Rio São Francisco atravessa cinco estados. Num determinado ponto do passeio de catamarã, antes de chegar às piscinas naturais de Xingó, o guia turístico avisa quando já estamos do lado totalmente alagoano. Portanto, ali você estará entre os estados de Sergipe e Alagoas.

O Cânion do Xingó serviu de cenário para a novela Cordel Encantado e a minissérie Amores Roubados, ambas produções da Rede Globo. Provavelmente também aparecerá na próxima novela das 21 horas da Rede Globo, que se chamará Velho Chico. Para quem não sabe, "Velho Chico" é o apelido do Rio São Francisco. Então, vem aí mais imagens lindas desse rio brilhando nas telinhas. Nota de atualização em 19/09/2016: De fato, o Rio São Francisco foi um dos cenários principais e mais bonitos da novela Velho Chico. Mas infelizmente também foi cenário de uma tragédia na vida real. O ator protagonista da novela Domingos Montagner morreu afogado nesse rio no dia 15/09/2016 num momento de lazer enquanto nadava com a atriz Camila Pitanga, que fazia seu par romântico na novela. Na manhã daquele dia, eles tinham gravado para a novela, que estava a poucas semanas para acabar. Depois do almoço, saíram para o mergulho no trecho do Rio São Francisco conhecido como Orla da Prainha. Eles não sabiam, mas esse é um local muito perigoso para o mergulho devido à grande profundidade, muitas pedras submersas, fortes correntes e redemoinhos. O Brasil ficou em estado de choque com a notícia. Eu também.  

Dica:

Faça o passeio de canoa na parada para o banho no Cânion do Xingó, na Gruta do Talhado. É pago à parte (R$10,00 por pessoa), mas, apesar do passeio não levar mais do que dez minutos, você vai passar encostado àquelas rochas que, conforme os guias da região dizem, parecem terem sido talhadas à mão. A uma certa altura, é até preciso abaixar a cabeça para não bater com ela na pedra. Por ali, a água é ainda mais verdinha e o silêncio que reina faz daquele momento uma experiência única. Faça esse passeio assim que chegar ao porto das piscinas naturais, pois depois você terá o restante do tempo para nadar. É bom lembrar que quando faltam uns vinte minutos para a turma voltar para o catamarã, o passeio na canoa se encerra.


Observações: 

- Todos os valores descritos nesta postagem correspondem ao período de  janeiro de 2016.

- As fotos do Cânion do Xingó merecem ser vistas ampliadas. Clique nas fotos para obter esse efeito.


Van da Crystal Receptivo. Durante o trajeto de Aracaju a Canindé de São Francisco e na volta, o motorista parou num posto de gasolina com uma loja de conveniência e banheiros. A parada é necessária, pois são no mínimo três horas para cada lado.



Assim que chegamos à cidade de Canindé de São Francisco, o guia nos mostrou a Hidrelétrica de Xingó, mas não há tempo de visitá-la. Então ficamos esperando a tripulação de nosso catamarã (ao fundo) nos chamar para dentro. O catamarã é bem confortável, tem até duchas para banho para se refrescar durante o percurso.


Este é o píer do restaurante Karranca's, de onde sai o passeio de catamarã. É um lugar muito agradável.


No píer do restaurante Karranca's, que fica às margens do Rio São Francisco. O rio foi represado para a construção da usina hidrelétrica.



E enquanto a tripulação não nos chamava, aproveitei para tirar algumas fotos. Você não precisa ficar em fila para entrar na embarcação. Eles têm um controle com os nomes dos turistas e a entrada é feita por ordem de chegada.


Rio São Francisco, em frente ao restaurante Karranca's. 



O restaurante Karranca's ocupa todo esse espaço que vemos ao fundo. 


Se quiser ver o Cânion do Xingó do alto, embarque num voo de helicóptero. O heliponto fica ao lado do restaurante Karranca's. As informações sobre o passeio, você pode pegar no próprio local.   



O restaurante Karranca's, às margens do Rio São Francisco. 


Ao lado do restaurante Karranca's (ao fundo), há banheiros, o guichê de pagamento dos passeios, uma loja de roupa de praia e quiosque de café.


Os jardins em frente ao píer são bem agradáveis.


O almoço no restaurante Karranca's é pago à parte (geralmente não está incluso no pacote das agências de turismo) e é realizado na volta do passeio de catamarã. Ele é o único restaurante no píer. 


Restaurante Karranca's, em frente ao píer dos catamarãs.


Enquanto esperávamos a entrada no nosso catamarã, fotografei a área do restaurante Karranca's e estava justamente no horário do almoço de um grupo. O valor do almoço é de R$ 38,00 por pessoa e você come à vontade. Bebidas e sobremesas são pagas à parte. Nosso guia até brincou dizendo que você podia repetir 20 vezes que o preço iria ser o mesmo. Ele só não falou que você não teria tempo nem de repetir uma única vez. Foi o que aconteceu com a gente. Tínhamos cerca de 50 minutos para entrar na fila para colocar a comida no nosso prato, comer, ir ao banheiro, tomar um café. O banheiro das mulheres estava com fila. Então, só deu para comermos uma vez só mesmo rsrsrs


A variedade de comida do restaurante Karranca's é bem legal. Há muitas opções de salada e de comida nordestina. Mas não achamos o sabor da comida grandes coisas. 



Finalmente, entramos no nosso catamarã. Se quiser se proteger do sol, escolha a parte coberta do barco. Sentar bem na frente do barco é um bom lugar se o sol não estiver forte, mas fique sabendo que você também não vai ter muito sossego ali, porque a toda hora vai um turista se alojar ali na sua frente para tirar fotos daquele ângulo. No barco, eles serviram petiscos e bebidas, pagos à parte, e para quem já for encher a barriga ali provavelmente não vai querer almoçar depois. Então, antes de comprar seu almoço no Karranca's, pense no que você vai querer. 



E lá fomos nós, rumo aos cânions, navegando pelo Rio São Francisco acompanhados de muita música, principalmente forró.


Este é o Morro dos Macacos, que, conforme explicou o guia do catamarã, é assim chamado porque era habitado por algumas espécies de macaco antes do represamento do Rio São Francisco. Hoje, no lugar dos macacos, há cobras, escorpiões e caranguejeiras. O guia dá algumas explicações sobre o que vemos durante o percurso até o Porto de Brogodó, onde há a parada para banho.    


Navegando pelo "Velho Chico" (apelido carinhoso do Rio São Francisco), a caminho do Porto de Brogodó, no Cânion do Xingó. 



O passeio no Cânion do Xingó significa navegar por entre esses paredões rochosos que são bonitos por natureza.











Os cânions vistos durante o percurso até o Porto de Brogodó.


O Cânion do Xingó é formado por um vale profundo.



E extensas formações rochosas. O Cânion do Xingó tem 65 km de extensão.



Os paredões rochosos dos cânions são muito bonitos.



Navegando pelas águas represadas da Hidrelétrica de Xingó. 


O Rio São Francisco e a música tocada no catamarã nos embalam. Não há como não se sentir emocionado.



Cânion do Xingó



As formações rochosas do Cânion do Xingó foram esculpidas pela Natureza. Eles dizem que parecem que foram talhadas à mão.  







Próximo ao final do percurso, o catamarã faz uma paradinha em frente à imagem de São Francisco, que fica dentro de uma rocha. O rio leva o nome do santo.







Cânion do Xingó



Embarcações pequenas também navegam pelo Cânion do Xingó. Há a possibilidade de se fazer este passeio de lancha, mas você deve se informar sobre preços e horários no local ou com uma agência de turismo em Sergipe. Nos guichês de recepção, ao lado do restaurante Karranca's, eu vi um anúncio sobre passeios de lanchas. Para quem quiser mais independência e talvez a possibilidade de nadar "sozinho" cercado pelos paredões rochosos, o passeio de lancha parece ser o ideal. Você pode ter o passeio privativo (que será bem mais caro, óbvio) ou dividir o valor com mais passageiros. Infelizmente, eu não sei detalhes sobre o passeio de lancha porque já saí de Aracaju com meu pacote comprado. 







Cânion do Xingó







Quando chegamos aqui, o guia do catamarã disse, "Bem-vindos ao Porto de Brogodó". Aqui foram gravadas cenas da novela global Cordel Encantado. A região também é conhecida como "Paraíso do Talhado". As piscinas naturais ficam nesta gruta, à direita.







Porto de Brogodó - Cânion do Xingó 



As piscinas naturais, onde já vamos nos banhar, ficam na frente desse deck branco, à direita. O guia chamou essa área de Gruta do Talhado, porém muitos dão esse nome somente à pequena área onde é feito o passeio opcional de canoa que mostro já já.



Chegando a hora de nosso mergulho no Paraíso do Talhado, ou Porto de Brogodó, ou Gruta do Talhado, whatever.



Veja as tonalidades de algumas rochas do Cânion do Xingó.



Mas antes de mergulharmos na gruta, entramos na fila para pegar a canoa que nos levaria a um rápido passeio por entre os paredões rochosos (na tal Gruta do Talhado). Eu achei que valeu muito a pena.



As canoas buscando os turistas para passeio na Gruta do Talhado, que fica dentro deste cânion.



Todos são obrigados a colocar coletes salva-vidas no passeio de canoa, pois o Rio São Francisco é bem fundo. 



E lá fomos nós! Como eu não podia fotografar nosso próprio barquinho, fui fotografando os outros que passavam a nossa frente ou ao nosso lado para mostrar a dimensão da beleza deste lugar.



Os paredões rochosos da Gruta do Talhado. Você passa tão pertinho deles que dá até para tocá-los.



Passeio de canoa pela Gruta do Talhado, no Cânion do Xingó.



E, num determinado momento, você se depara com outra imagem de São Francisco, sempre abençoando este lugar divino.



Passeio de canoa pela Gruta do Talhado, no Cânion do Xingó. (OBS: Não deixe o seu pau de selfie atrapalhar as fotos dos outros. Muitas fotos que eu tirei daqui saíram com esse pau no meio porque o turista não teve o simancol de botar para dentro rsrsrs) 



Veja como a água da Gruta do Talhado é verdinha. Aqui estamos embaixo de uma rocha e devemos nos abaixar para não bater com a cabeça.



Então, o passeio de canoa na Gruta do Talhado é exatamente isso que você vê aqui. Navegando por entre as fendas das rochas e se extasiando com a cor da água, o formato dos paredões e a beleza da natureza.



Momento em que uma canoa de turistas passa debaixo de uma rocha no passeio na Gruta do Talhado.



Você faz o passeio de canoa até chegar ao que parece ser o finalzinho da gruta, um caminho cada vez mais apertado.



E lá você encontra mais uma vez uma imagem de São Francisco.



Então, já é hora de voltar.




Gruta do Talhado - Cânion do Xingó



Gruta do Talhado - Cânion do Xingó



Nosso passeio de canoa já chegando ao fim. Durou uns dez minutinhos. Mas já já vamos entrar nessa piscina (ao fundo) que foi "montada" para o banho dos turistas. Veja que a piscina tem seu espaço delimitado por motivo de segurança. Esse espaço tem uma rede de contenção para ninguém passar dos dez metros de profundidade! Abaixo da rede, sabe lá Deus o quão fundo é. A salvação são os coletes salva-vidas e os macarrões de natação.



Gruta do Talhado



Esta é a piscina das crianças no Cânion do Xingó. A profundidade é de um metro até a rede de contenção. Só as crianças é que precisam de coletes ou macarrões. Eu experimentei esta piscina, mas não gostei muito porque o seu pé fica quase entrando nos buracos da rede e isso é desconfortável (para os adultos).




Esta é a piscina dos adultos, com dez metros de profundidade. Uma experiência e tanto nadar nas águas do Rio São Francisco, cercada por aquelas rochas do Cânion do Xingó. E a água daqui estava quentinha, uma delícia.  



Veja a delimitação da "piscina" da Gruta do Talhado. Deu para perceber que ao mesmo tempo que isto é uma piscina natural, é também uma piscina artificial? Se não houvesse essa proteção com cerca e rede de contenção, o banho aqui seria um perigo só. 



A piscina da Gruta do Talhado. Águas verdes e transparentes.



Enquanto os turistas se banham, o catamarã fica parado em frente ao deck até a hora de chamar os turistas para o retorno. O tempo de parada para o banho é de uma hora. 


A parada para o banho também serve para tirar mais fotos!



Cânion do Xingó - Porto de Brogodó


Um outro catamarã cheio de turistas no Porto de Brogodó.



Agora já estamos de volta ao píer, em frente ao restaurante Karranca's. Na rua ao lado, à direita, vemos muitos carros estacionados, pois muitos chegam aqui de carro alugado. 



Píer de onde saem os catamarãs na cidade de Canindé de São Francisco. Estamos de volta e é hora de almoçarmos. 



Veja algumas lanchas atracadas no píer.





Este vídeo mostra um pouquinho de nosso passeio pelas águas do "Velho Chico", rumo ao Cânion do Xingó. Há também um pouco do passeio de canoa na Gruta do Talhado. Desculpe pelo treme-treme da filmagem. 



Depois do passeio de catamarã, almoçamos no Karranca's e de barriguinha cheia fomos direto para dentro da van de turismo, que seguiu direto para Aracaju, fazendo somente uma parada no meio da estrada para tomarmos café e irmos ao banheiro. 



Navegar e tomar banho no Cânion do Xingó foi um dos melhores programas que eu já fiz no lindo nordeste brasileiro!


Nenhum comentário: