VISITA AO MUSEU DO AMANHÃ, O NOVO CARTÃO-POSTAL DO RIO DE JANEIRO

Veja também a seguinte postagem:

- Visita ao MAR - Museu de Arte do Rio


Sabe uma daquelas visitas que os guias de viagem classificam como "obrigatórias", isto é, aquelas que turista nenhum pode deixar de fazer naquela cidade? Então, para a cidade do Rio de Janeiro, entrou para essa lista o Museu do Amanhã. E se todo turista deve viver o prazer dessa experiência, o que devemos dizer dos residentes do Rio? Simplesmente que não devem deixar para amanhã o que podem fazer hoje, mesmo em se tratando do Museu do Amanhã! O trocadilho pode ter sido sem graça, mas você com certeza não achará o mesmo do museu, pois ele é uma combinação de conhecimento e diversão. E já que brinquei com a questão do nome do museu, vamos pensar agora sobre o que ele expõe. Não é muito difícil de imaginarmos, né? O "amanhã" representa o "futuro", então encontramos ali temas ligados ao "retrato" de nosso planeta adiantado no tempo, mais precisamente, 50 anos à frente. E sempre 50 anos à frente do momento de sua visita. Agora você deve estar se perguntando como as informações científicas do museu poderão ser constantemente atualizadas, possivelmente até diariamente. Geralmente os conteúdos informativos de museus ficam expostos e inalterados por um longo tempo, não é mesmo? Mas com o Museu do Amanhã isso não ocorre. Ele é o primeiro museu de ciência atualizável do Brasil. Trocando em miúdos, o Museu do Amanhã pode atualizar estudos e temas com toda a facilidade proporcionada por seu acervo digital e pelos conhecimentos de seu time profissional que está por trás disso.  

Mas o amanhã não é o resultado do que fazemos no presente? É esta a grande temática do Museu do Amanhã! Ele é o museu do amanhã e o museu do agora e essa questão nos faz refletir sobre o passado que construímos. Pensando ainda na temática do "agora ser o futuro", de que forma, por exemplo, enxergamos isso no Museu do Amanhã? Vou dar um exemplo, que foi, para mim, uma das mais interessantes. Você tem um toten à sua frente com algumas perguntas do que deve fazer hoje para superar um problema ambiental no futuro. Digamos, "Qual a melhor medida a ser tomada para minimizar a degradação do planeta com a poluição causada pelos sacos plásticos?" Você tem algumas opções a escolher com o toque de seu dedo e as respostas são dadas em seguida. Falando assim, pode parecer sem graça, mas é divertido, pois você fica naquela expectativa se acertou ou não e acaba aprendendo o certo. Sem contar que as perguntas são muito interessantes. Mas há muitas outras formas de interação, como, por exemplo, você escolhendo nos totens qual região da terra você quer ver em imagem de satélite para saber sua densidade populacional, ou você participando de um jogo que diz que tipo de pessoa você é (seu perfil) a partir de suas respostas diante dos desafios do planeta e do futuro. O meu resultado deu certinho, identifiquei-me com ele.

Resumindo, o Museu do Amanhã é dedicado às ciências e à tecnologia e objetiva promover, além do conhecimento, uma reflexão entre o passado, o presente e o futuro com temas relacionados ao ecossistema, cultura e sociedade. 

Aliando-se a toda a tecnologia do Museu do Amanhã, há a beleza estética do seu interior (a do exterior, falo depois). É tudo tão visualmente lindo! Mesmo que você entrasse lá não querendo ler nada nem interagir com nada, só o impacto de ver aquelas imagens, luzes, cores e formas, já é uma viagem, que, aliás, já começa dessa forma em sua visita. É que assim que você entra no museu (por favor, não pule a primeira atração!), você é orientado a começar a visita por uma sala (um domo de 360º) onde você assistirá a um vídeo sobre o universo, a vida e a nossa existência. O vídeo é a atração chamada Cosmos, que eles descrevem como uma "experiência imersiva" ou uma "viagem sensorial", e dura cerca de oito minutos. Se você for uns dos primeiros da fila, poderá escolher onde se acomodar no domo: em pé, sentado num banco de madeira (que dá para poucas pessoas) ou mesmo sentado ou deitado num dos almofadões espalhados pelo chão. Eu escolhi sentar no banco, mas depois me arrependi de não ter assistido ao vídeo deitada, com os olhos fitando o "céu". Não sei, mas acho que deve ser mais interessante e envolvente. Essa é a única parte do museu que não pode ser fotografada. Terminada a apresentação do vídeo, as portas para o restante do museu se abrem e você está a passos de novas descobertas com o tempo que tiver para explorar o acervo como bem entender. O tempo de visitação no Museu do Amanhã é muito relativo, pois tudo depende do seu interesse em querer realizar as diferentes atividades, como ler, jogar e assistir a vídeos de estudiosos explicando um determinado assunto. Reserve pelo menos uma hora para sua visita interna. 

Falei da beleza interior do Museu do Amanhã, instalado no Porto Maravilha, mas faltou ainda falar da beleza paisagística que o cerca e de sua arquitetura. Houve muita polêmica, em diferentes esferas, sobre a derrubada do Elevado da Perimetral, mas não podemos negar que agora a visão desobstruída da Praça Mauá ficou linda demais. Antes não podíamos nem ter noção de quanto aquela região portuária é linda; não poderia mesmo ficar escondida e abandonada do jeito que estava. Agora ali, naquela praça (Praça Mauá) em frente ao museu, crianças e adolescentes se divertem em cima de patins e skates enquanto os adultos preferem se entreter com as selfies, escolhendo os melhores ângulos. Vá contando em deixar um tempinho extra no roteiro para essas fotos em torno do museu, pois impossível você não querer experimentar diferentes panos de fundo, como o cais do porto, a ponte Rio-Niterói, o Cristo Redentor (este fica um pouco escondido e afastado, mas está lá), o Monumento ao Barão de Mauá etc.  Até um navio cargueiro passando pode se tornar um cenário interessante para sua selfie. OK, está na correria e não vai ter tempo de andar na área externa do museu e se fotografar em diferentes ângulos? Não se preocupe, você vai ter o mais bonito de todos dentro do museu! Um paredão de vidro de frente para um enorme espelho d'água, que parece se juntar com as águas da Baía de Guanabara, e a ponte Rio-Niterói vão ser o cartão-postal da sua selfie. Que tal?

Quanto à arquitetura do Museu do Amanhã, fica mais fácil dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras. Mas é sempre bom termos algum conhecimento técnico sobre a construção de grandes monumentos como esse. Pois bem, ele tem o formato inspirado nas bromélias do Jardim Botânico e foi concebido pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, um dos mais importantes do mundo. Sua cobertura foi projetada de modo que suas estruturas possam se movimentar para acompanhar o posicionamento do sol. Arquitetura sustentável, de alta tecnologia, de forma futurística e de beleza invejável.

Uma dica pessoal é chegar ao Museu do Amanhã mais para o final da tarde para poder fotografá-lo ainda com a luz do dia e, quando terminada a visita, todo iluminado. À noite, ele fica lindo, assim como o Museu de Arte do Rio, que fica ali, à frente dele. Mas lembre-se de que o Museu do Amanhã fecha a bilheteria às 19:00 e que eles podem encerrar as filas até quatro horas antes, sem aviso prévio, caso a demanda de público seja grande (esta informação eu peguei no site da instituição). Então, uma outra sugestão é você escolher um dia tranquilo para visitar o museu, evitando os feriados e os finais de semana. Principalmente no verão, pois ficar na fila debaixo do sol carioca não vai ser uma boa recordação para levar para casa. Às terças-feiras, o museu tem entrada gratuita e às segundas não abre.

Visite o site do Museu do Amanhã para obter mais informações, como a programação (muita coisa legal acontece em dias específicos), os horários de funcionamento, as exposições temporárias e os preços. Muitas pessoas são beneficiadas com a meia-entrada ou com a gratuidade. Residentes ou naturais do Rio de Janeiro, por exemplo, têm direito à meia-entrada, mas não podem se esquecer de levar um comprovante de residência ou o RG. 

Enfim, vá ao Museu do Amanhã e divirta-se!

O Museu do Amanhã é uma das obras do projeto Porto Maravilha, que objetivou revitalizar a Zona Portuária do Rio com prazo de término até as Olimpíadas de 2016, já que a cidade será a sede.


O Museu do Amanhã fica na Praça Mauá (Zona Portuária). Ao chegarmos aqui, encontramos esse grande letreiro com os dizeres "Cidade Olímpica".


E esse letreiro é uma diversão para as fotos. Dá para inventar diferentes formas de posar com cada letra.



Praça Mauá, com o Museu do Amanhã ao fundo.








Na Praça Mauá, onde está localizado o Museu do Amanhã, já vemos os trilhos do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no chão, em frente ao Monumento ao Barão de Mauá. Atrás dele, o edifício A Noite, primeiro arranha-céu da América Latina, tombado pelo Iphan em 2013.  


O Museu do Amanhã (Museum of Tomorrow, em inglês) tem arquitetura sustentável. As aletas metálicas de sua cobertura se movem como asas. Tão futurista que, conforme brincou meu marido, só falta o museu voar rsrsrs. Mas não deu para ver esse movimento.


Assim que entramos no Museu do Amanhã, somos atraídos por esse gigante globo terrestre pendurado no teto que vai mudando de cor e de mensagens (em português, inglês e espanhol).  











As instalações do Museu do Amanhã são audiovisuais. Conta com acervo digital e de multimídia. 


Com a força do ar, uma mesma peça toma diferentes formas, criando diferentes esculturas que flutuam no ar. 



Os totens do Museu do Amanhã têm conteúdo em português, inglês e espanhol. São usados para interação. O museu é um grande espaço de experimentação.


Onde estamos? O que somos? Vivemos em ecossistemas; não estamos sozinhos.


O Museu do Amanhã é também um grande show de imagens.


A diversidade cultural também é tema no Museu do Amanhã.


As letras A, T, C e G, destacadas no painel preto e formando diferentes palavras, fizeram-lhe lembrar de algum código? Esqueceu da aula de biologia? Então, vou deixar para você se relembrar no museu.


Instalações multimídias permitem apresentações ricas e dinâmicas.






Museu do Amanhã


Uma escultura em madeira faz lembrar uma oca.


E uma grande surpresa no final de sua visita no Museu do Amanhã: um mirante para a Baía de Guanabara e a Ponte Rio-Niterói. 


Os espelhos d'água do Museu do Amanhã são abastecidos (através de um moderno sistema de captação de água) pela Baía de Guanabara. As águas da baía também são usadas para o sistema de refrigeração do museu. 


E quando você sai do Museu do Amanhã, dá de cara com mais um espelho d'água e um amplo pátio que pedem mais fotos!


A lateral esquerda do Museu do Amanhã.





No pátio da saída do Museu do Amanhã, você terá mais lindas vistas panorâmicas para fotografar.


A escultura no espelho d'água do Museu do Amanhã e a Ponte Rio-Niterói ao fundo. Um avião voando baixo vai facilmente posar para sua foto também, pois o Aeroporto Santos Dumont é ali perto. 


O paisagismo do Museu do Amanhã ficou a cargo do escritório Burle Marx.


Nesta visão, a água do espelho d'água do Museu do Amanhã parece se juntar às águas da Baía de Guanabara.


O Museu do Amanhã iluminado. Dessa forma, podemos ver com nitidez o mirante no interior do museu.



O Cristo Redentor ao fundo, à direita.


O navio cargueiro servindo de pano de fundo para selfies.


O Museu do Amanhã iluminado à noite.


O Museu do Amanhã conta com painéis de energia solar e estrutura para penetração de luz natural. 







O Museu do Amanhã iluminado à noite fica lindo!


À noite, você consegue ver o globo terrestre mudando de cor no interior do Museu do Amanhã.


O Museu de Arte do Rio (MAR) também fica na Praça Mauá e também fica lindo iluminado. Seu teto em forma de onda é o que mais se destaca.

Como será o seu futuro? Dá para saber tudo o que vai acontecer com você? Agora imagina prever com precisão o futuro de nosso planeta. Impossível. As incertezas povoam nossas vidas e imaginações. Nossas ações impactam nosso modo de vida, e as ações de todos em conjunto impactam o universo. Essa certeza podemos ter.

***********

E depois da postagem acima, já voltei outras vezes à Nova Praça Mauá e vai ser sempre assim, com muito orgulho mostrando a nova cara do Rio para a mãe, parentes, amigos... Então, agora aproveito para mostrar não somente mais fotos do prédio do museu como também a renovada Rua Francisco Alves, no trecho que faz parte da Orla Conde, no entorno do museu. Fique sabendo que além de visitar internamente o Museu do Amanhã e de caminhar ao lado do prédio para apreciar bem a sua arquitetura, você deve também caminhar pela Orla Conde para ver o lindo mural pintado e visitar também o Aquário que está prestes a inaugurar.


Nova visita:
A Nova Praça Mauá com o VLT já funcionando.


Adicionar legenda


Adicionar legenda

Adicionar legenda

Adicionar legenda

Adicionar legenda

Adicionar legenda

Adicionar legenda

Adicionar legenda

Vista de dentro do VLT.


Outra visita:




















Nenhum comentário: