A PRAIA MAIS BONITA DA PARAÍBA: TAMBABA! BABA, BABY, BABA!

Veja também as seguintes postagens:

- Litoral Sul da Paraíba: Praias Paradisíacas com Falésias Coloridas, Coqueirais, Piscinas Naturais e Mirantes... E Tudo Isso Pertinho de João Pessoa!  

João Pessoa: Passeio ao Litoral Norte com Areia Vermelha e Pôr do Sol no Jacaré

Roteiro de Cinco Dias em João Pessoa. A "Porta do Sol" Está Sempre Aberta para lhe Dar as Boas-Vindas!


Eleger a praia mais bonita do estado da Paraíba, do nosso lindo nordeste brasileiro, não é uma tarefa fácil. São tantas praias de encantos particulares que acaba ficando injusto estabelecer comparações. Mas essa era uma questão para a qual eu buscava uma resposta na internet antes de fazer a minha primeira viagem a João Pessoa. Só que essa resposta eu não achei. A minha intenção era não correr o risco de voltar da Paraíba sem conhecer aquela praia que mais arrancasse suspiros dos visitantes. Li muitos relatos sobre a Praia de Coqueirinho, mas o título que cabia a ela era de "a mais badalada" e não necessariamente a mais bonita, embora não faltassem também elogios às suas belezas naturais. 

O título desta postagem é, portanto, baseado na minha opinião pessoal. É como se eu estivesse devendo essa resposta a mim mesma depois que eu decidi ir descobri-la por conta própria, com meus próprios olhos. Não tive tempo de contemplar todas as praias da Paraíba para fazer esse julgamento, mas passei pelas principais do roteiro turístico daqueles que visitam a capital João Pessoa. São elas: Poço, Jacaré, Intermares, Bessa, Manaíra, Tambaú, Cabo Branco, Seixas, Gramame, Amor, Tabatinga, Coqueirinho, Tambaba. OK, faltou a Praia de Jacumã, mas essa não fez parte de meu passeio ao litoral sul. 



A Praia de Tambaba fica na Costa do Conde, no litoral sul da Paraíba, a 39 km de João Pessoa. 

Tabatinga, com suas falésias coloridas, também foi outra praia onde deixei meu coração. Fiquei muito na dúvida se o título desta postagem não deveria levar o nome dela, mas a Praia de Tambaba foi mesmo aquela que me fez lembrar da cantora Kelly Key e dizer "Baba, baby, baba!" Suas piscinas naturais delimitadas pelas rochas, o coqueiro que cresce no alto de uma pedra, as falésias e a sua parte "secreta" naturista, que desnuda não só o visitante mas também uma paisagem estonteante, ganharam várias estrelinhas na minha avaliação. 

Não bastasse o quesito "beleza", a Praia de Tambaba também ganhou no quesito "aventura", que também poderia ser chamado de "experiência inesquecível". Sim, porque para mim, as duas coisas representaram a minha primeira (e, pelo menos até agora, a única) visita numa praia de nudismo. Entrar numa praia naturista pela primeira vez não é exatamente uma visita, é uma experiência. E quer saber como foi a minha? Melhor do que eu imaginava, resumindo-se num misto de emoções que começou com uma certa timidez e acabou com uma euforia como de uma criança que tivesse acabado de aprender a andar de bicicleta.

Eu nunca tinha me imaginado numa praia de nudismo e achava que dificilmente ("jamais" não faz parte do meu vocabulário) entraria em uma justamente porque "não era a minha praia". Não havia nenhum tipo de preconceito da minha parte, simplesmente aquilo era uma prática que eu achava estranha, totalmente fora da minha realidade, e admirava aqueles que a encaravam com a maior naturalidade. Então, nunca tinha me interessado em entrar numa praia de naturismo até o dia de minha visita a Tambaba. Ora, justo eu, que sempre quis descobrir diferentes "mundos", como poderia recusar esta oportunidade estando ela ali tão perto de mim? Então, o que era um desinteresse virou uma vontade súbita (eu já sabia que existia a praia de nudismo em Tambaba, mas nem a cogitei como uma opção no meu roteiro) que me levou à realização de um dos meus melhores momentos de viagem.           


No mirante da Praia de Tambaba, com vista para a Praia de Arapuca (pertence à Tambaba), onde ficam surfistas.


Depois de tirarmos fotos no mirante de Tambaba, descemos a escadaria que deixa o visitante dentro da praia. O mirante fica bem do lado da praia. 


As inúmeras rochas na Praia de Tambaba permitem deliciosos banhos de mar quando a maré está baixa, pois formam-se verdadeiras piscinas naturais. Esta é a parte da praia onde deve-se estar de roupa. Veja que "a Tambaba vestida" é uma praia pequena. 


Esta rocha com um coqueiro em seu topo é um símbolo da Praia de Tambaba e ela forma um cenário extremamente bonito. 


A Praia de Tambaba é dividida em duas partes: a dos banhistas que devem estar de roupa (esta aqui) e a dos banhistas que devem obrigatoriamente estar nus (no canto direito desta foto, ao fundo).


As piscinas naturais que se formam entre as pedras da Praia de Tambaba.


A pedra rachada de Tambaba com o coqueiro em cima, num dos melhores ângulos para fotos. Dizem que esta pedra lembra o formato de um coração.


Numa das piscinas naturais da Praia de Tambaba. Aqui as ondas batiam com um pouco de força, mas depois fui para uma outra piscina mais ao final da praia que estava bem tranquila. 


Praia de Tambaba - para mim, a mais bonita da Paraíba.



Se precisar ir ao banheiro na Praia de Tambaba, há um restaurante lá que tem dois banheiros (masculino e feminino) para seus clientes. É só consumir alguma coisa que eles dão a chave. É muito útil, fora que é muito bom dar uma paradinha numa das mesas do restaurante (é uma barraca de praia) para tomar uma água de coco geladinha ou tomar um picolé. Há também uma ducha na praia.


Ao fundo, onde vemos dois cartazes, há a escadaria que leva à praia naturista de Tambaba. Mostro essa entrada de perto na foto abaixo. 


Esta escadaria é a divisão entre a praia tradicional e a praia naturista de Tambaba. Você sobe e desce e já está na praia dos nudistas. Chegando aqui, a moça do quiosque de souvenirs passou todas as informações para a gente. Você não pode subir essa escadaria "só para dar uma olhadinha". Se chegar lá em cima, você precisa seguir adiante, tirar sua roupa numa cabana (aberta) que fica num canto à esquerda e pronto! Sinta-se à vontade, como se você estivesse em sua casa! A praia é sua! Vi algumas pessoas chegarem até aqui, ao início desta escadaria, pediram informações, titubearam, mas não entraram. Tabus ou vergonha. É normal para os marinheiros de primeira viagem. Eu e meu marido fomos os únicos do grupo de nossa excursão a entrar na praia naturista.  


Praia de Tambaba, com sua "pedra-símbolo" ao fundo. Daqui, mais ao longe, dá para notar melhor seu formato de coração.


Esta é a piscina da Praia de Tambaba (próxima à praia de naturismo) que estava com as águas mais calmas, por isso havia mais gente. 



Uma verdadeira piscina na Praia de Tambaba, ótima para crianças, pois a água não passava da cintura. E olha só o visual, com pequenas cachoeiras que se formam ao fundo.


Viemos à Praia de Tambaba numa quarta-feira de verão (janeiro), então deu para curtir a praia numa boa, sem precisar dividi-la com uma multidão. Se puder, evite finais de semana e feriados. A praia é pequena. Observe as rochas da praia, uma marca registrada de Tambaba.


Como falei acima, a minha vontade de entrar na praia de naturismo de Tambaba veio subitamente, mas não surgiu in loco, e sim dentro do ônibus, quando o guia de nosso passeio começou a passar as informações sobre a praia. No ônibus, indaguei várias vezes a meu marido se ele não toparia mesmo entrar na praia de nudismo comigo, mas ele estava irredutível. Entretanto, depois de algum tempo na "Tambaba comportada", como num passo de mágica, vira-se ele para mim e diz para entrarmos logo "lá". Estávamos tão próximos da "parte escondida" que acho que ele se rendeu à sua curiosidade ou à magia daquele lugar. Aí eu gelei rsrsrs Sério. Eu já estava tão tranquila na impossibilidade de realizar um desejo que, quando de repente vi esse desejo a passos de se tornar realidade, mas a milhas e milhas de distância da "minha realidade", eu quase voltei atrás na minha decisão. Ainda bem que eu fiquei só no "quase". A praia de nudismo de Tambaba é paradisíaca e, para a sorte da minha timidez, ela estava praticamente deserta.   



Aqui já estamos na parte da Praia de Tambaba reservada aos naturistas. Foi muito fácil "encararmos" nossa primeira vez numa praia de nudismo encontrando-a assim, deserta. À medida que caminhávamos à frente, íamos ficando cada vez mais tranquilos e curtindo mais e mais aquela experiência.

Pelo que eu saiba, o Brasil não tem muitas praias de naturismo, então se você estiver na Paraíba e a fim de descobrir a sensação de estar numa praia assim, a Praia de Tambaba é um ótimo lugar para a sua primeira vez, se vergonha for o seu problema. É que durante a semana ela fica praticamente deserta (mesmo no verão), provavelmente você também passará por momentos em que terá a sensação de que aquela praia é só sua. E isso é sensacional. Você se sente num contato muito maior com a natureza, mais íntimo dela. 


A paradisíaca praia de nudismo de Tambaba parecia ser só nossa. Somente algumas poucas vezes passavam banhistas ao nosso lado, todos pelados, pelados, nus com a mão no bolso (nunca entendi o que o Ultraje a Rigor quis dizer com isso rsrsrs). Quando chegamos mais ao final da praia (nessas pedras, ao fundo) é que encontramos um grupo de pessoas nadando e outro grupo sentado em frente de uma pousada naturista.


É preciso seguir o Código de Ética de Naturista, e em Tambaba isso é levado muito a sério. Lá há seguranças que controlam a visitação de pessoas (acho que eu os vi no final da praia), então é preciso seguir as regras: é obrigatório estar despido, você não pode fotografar nem filmar ninguém sem o consentimento (você iria gostar se tirassem uma foto da praia com você pelado?) e homens não podem entrar desacompanhados de mulheres (para não cobiçarem a mulher do outro). Mulheres podem entrar sozinhas ou com outras mulheres. Crianças também podem entrar, mas devem estar acompanhadas de seus pais, e, se eu não me engano, podem ficar vestidas. Aliás, quando chegamos na cabana para tirarmos nossa roupa, um casal já estava se vestindo para ir embora e junto com eles estava um menino nu de aproximadamente três anos de idade. Você pode ler outras regras da Ética Naturista no site da pousada naturista de Tambaba clicando aqui.



A Praia de Tambaba é a primeira praia de nudismo oficial do Nordeste, instituída por um decreto municipal, e a segunda no Brasil. E a mais famosa do país.



Não se preocupe se alguém passar por você nesta praia e nem notar a sua presença. Já ouviu aquela pergunta "Preciso ficar nu/nua para você me notar?" Pois é, lá é o oposto. Estar numa praia de nudismo é para os frequentadores tão natural quanto é vir nu ao mundo.


A parte nudista da Praia de Tambaba tem falésias e muita mata, por isso ela é tão bonita. Pena que ficamos aqui somente por uns vinte minutos. Já tínhamos passado a maior parte de nosso tempo na outra parte de Tambaba e nossa parada para banho foi de uma hora. 



Mata e falésias na praia nudista de Tambaba. 

A Praia de Tambaba costuma ser a última parada dos roteiros turísticos do litoral sul a partir de João Pessoa. Todas as agências de turismo na capital paraibana oferecem esse passeio, pois é um dos mais procurados. Nós fomos de ônibus de turismo com a Cliotur, com o guia Carlos Queiroga, e gostamos muito. Mas você também pode ir de buggy com um guia cadastrado e ter acesso a locais mais restritos, de difícil acesso, como trilhas, mirantes e cânions. Alugar um carro e ir por conta própria às praias do litoral sul também é uma ótima opção, mas não deixe de se informar antes sobre os lugares mais propícios a assaltos, para evitá-los sozinho, e sobre os horários de maior segurança.


Renda-se você também à magia de Tambaba!

Nenhum comentário: