Nova Friburgo, RJ, Brasil

Ao fundo, o Dedo de Deus


Queijaria Suíça

Em frente à Queijaria


Na área externa da Queijaria Suíça


Conhecendo o complexo do local


O lugar é cercado de jardins


Presépio na loja de artesanato da Queijaria. Originalidade revestindo a arte.


Na Praça Getúlio Vargas


Na Praça das Colônias

O teleférico, na Praça do Suspiro


Shopping center no centro da cidade



Viajamos para Nova Friburgo, a partir da cidade do Rio de Janeiro, para um passeio de um dia inteiro. Foi um pouco cansativo, mas achamos que valeu a pena, pois vimos tudo o que tínhamos colocado como prioridade em nosso roteiro. Preferimos fazer o caminho via Teresópolis por ser mais bonito - a presença do pico do Dedo de Deus, uma preciosidade geológica da Serra dos Órgãos, não deixa mentir.

Ainda na estrada Teresópolis-Friburgo, paramos na famosa Queijaria Suíça, onde você pode visitar sua fábrica de chocolate e comprar seus deliciosos chocolates e queijos de leite de cabra. O local oferece, também, em um espaço cercado de jardins, uma loja de artesanato e pequenos museus, como o Museu da Colonização. Friburgo foi colonizada pelos suíços no século XIX e, por isso, é considerada a Suíça brasileira.

Da Queijaria Suíça até Nova Friburgo são mais alguns minutos. Chegando à cidade, fomos logo para a Praça Getúlio Vargas, onde se encontra a estátua do ex-presidente. Considerada o palco e o coração da cidade, a praça já serviu de local de discurso para Juscelino Kubistcheck e Jânio Quadros em campanha para a presidência da República. Naquela praça há uma feirinha de artesanato e roupas. Achei um pouco fraca, mas nos distraiu por um tempinho até a hora do almoço. Há vários restaurantes perto desse endereço e você logo encontrará um que cairá no seu gosto. Porém, o pólo gastronômico que freqüentemente indicam em Nova Friburgo está no distrito de Mury, que conta com restaurantes com especialidades nas cozinhas alemã e suíça. Um dos mais famosos é o Braun Braun, onde há mais de 135 tipos de cerveja. O restaurante está localizado no pequeno Mury Shopping, um dos pontos turísticos da cidade. Visitamos o Braun Braun e, apesar de não termos experimentado o seu cardápio, pudemos constatar que é um ambiente bem agradável, perfeito para um programa noturno. Para quem quiser conferir antes de ir, deve visitar o site <http://www.braunbraun.com.br/>.

E por falar em shopping, há um muito bom no centro de Friburgo, com várias lojas e restaurantes. Como estávamos a um mês do Natal, encontrava-se apropriadamente decorado. Passamos por lá depois de visitarmos duas importantes atrações de Friburgo: a Praça das Colônias e o teleférico.

A Praça das Colônias foi criada para representar as colônias de imigrantes que participaram da formação histórica e social de Nova Friburgo. O local reúne lojinhas que vendem produtos típicos de diferentes países, um anfiteatro e um restaurante. Bem, para falar a verdade, não achei nada de muito interessante, mas vale a visita até porque a praça fica pertinho do maior teleférico de cadeiras do Brasil. Como só gosto de teleféricos fechados, não posso contar como é a sensação de subir até o Morro da Cruz e vislumbrar a mais bela vista da cidade. É o que todos que já passaram pela experiência garantem.

Depois de ver tanta coisa, já era hora de fazer compras e conferir o comércio que dá a Nova Friburgo o título de capital nacional da lingerie. As principais lojas de fábricas de lingerie ficam na Ponte da Saudade e no bairro de Olaria. Pegamos o carro e fomos até a Ponte da Saudade e o que vimos lá não deixou dúvida sobre a fama da cidade. Várias lojas, uma do lado da outra, espalhadas nas duas calçadas, algumas em galerias, disputam a clientela à procura de peças bonitas e baratas. Vitrines com lindas camisolas, conjuntos de sutiãs e calcinhas, corpetes, shortdolls, hobbies, de várias marcas, de lycra, cotton, cetim, seda, bordados, rendados, simples, exibem as melhores novidades da moda íntima (principalmente a feminina). Os preços, na maior parte, são os melhores também, mas não hesite em pesquisar. Você vai encontrar variedade em qualidade e preço e oportunidade de comprar por atacado e a varejo. Impossível sair do local sem comprar alguma coisa. Entretanto, é bom lembrar que o comércio do centro de Friburgo também é grande e dispõe de uma boa variedade de produtos, como roupas, peças íntimas, calçados e artigos em couro. Porém, as melhores lojas de moda íntima encontramos, sem dúvida, na Ponte da Saudade. Não tivemos tempo de ir à Olaria, mas o lugar deve prometer também em preço e quantidade.

Há duas outras atrações turísticas muito procuradas em Nova Friburgo, mas que não tivemos a oportunidade de conhecer ainda: a Pedra do Cão Sentado (no alto do Parque de Furnas do Catete, é preciso fôlego para vê-la de perto) e o Jardim do Nêgo (em sítio particular, mas aberto à visitação, o jardim expõe lindas esculturas cobertas de musgo, talhadas no barranco). Caso você se interesse por esses lugares também, sugiro que planeje sua estada em Nova Friburgo para mais de um dia. Os seguintes sites vão ajudá-lo na procura e na seleção das atrações para você traçar o seu roteiro de acordo com suas preferências e tempo disponível:

http://www.novafriburgotur.com.br/

http://www.feriasbrasil.com.br/rj/novafriburgo/


4 comentários:

Anônimo disse...

Olá ! ! !
Parabéns pelas viagens...
Vcs poderiam ter ido no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que é um dos lugares mais lindos do Planeta. Fica em Teresópolis, há 1 (um) minuto apenas, de carro, do local onde vcs tiraram a foto do Dedo de Deus.
A propósito, as suas 7 primeiras fotos são de Teresópolis, e não de Friburgo, pois a Queijaria fica a caminho de Friburgo, mas, ainda em Tere.
Abraços
Luiz

Regina Helena disse...

Oi, Luiz!!! Obrigada pela visita e pelo comentário. Eu sei que as 7 primeiras fotos são de Teresópolis, mas coloquei na postagem de Nova Friburgo pois relatei o caminho que fiz até chegar a Nova Friburgo. Se você reparar, no meu texto eu digo que estive na estrada Teresópolis-Friburgo e que "da Queijaria Suíça até Nova Friburgo são mais alguns minutos." Quanto ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, eu devo confessar que foi a maior decepção para mim. Fui em outro dia de passeio, somente dedicado a Teresópolis (faz uns 3 anos) e achei o parque com um aspecto tão abandonado que nem me deu vontade de tirar fotos. Não sei como está agora, mas estou doida para conferir de novo e ver se tenho outra impressão. Abraços!

Bernardo disse...

Olá Regina e Luiz! A queijaria escola fica em Nova Friburgo sim, na localidade chamada de Conquista no 3º Distrito de Nova Friburgo, que se chama Campo do Coelho.O nome dela agora é Casa Suiça de Nova Friburgo. Vale a pena dar uma olhada no site oficial. http://www.casasuica.info/

Regina Helena disse...

Obrigada pela informação, Bernardo. Visitei o site e gostei muito. Qualquer dia desses farei nova visita pessoalmente. Abraço.